Pesquisar
Close this search box.

Texto na Web

dicas para não matar o internauta (rs)

Desde o início da internet, um assunto é bastante debatido junto aos estudiosos da área: o texto na Web. Algumas orientações, já testadas, aos poucos se consolidam. É o que veremos a seguir:

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O texto na web deve ser mais curto que o impresso

Devemos levar em conta que, devido à resolução da tela, a leitura via internet é mais lenta que a leitura de um jornal ou revista impressa. Assim, o texto na web deve ser mais curto, como afirma Jakob Nielsen, PhD e uma das maiores autoridades em desenho de interfaces e sites de internet do mundo.

Lembrando que o texto mais curto não implica numa notícia mais curta. Se o fato necessitar de mais conteúdo, o jornalista pode usar o hipertexto e permitir que o internauta escolha a notícia completa ou não.

Use links para tornar o texto completo

Se o webjornalista sentir a necessidade de enriquecer mais o seu texto, tornando-o mais completo, ele pode fazer uso de links (ver hipertexto). Esta é a grande diferença do texto na Web.

Escreva frases e parágrafos curtos

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Um fenômeno que vem se consolidando ao longo dos séculos é a diminuição das frases. Na web, elas devem ser curtas, como também os parágrafos, que devem ter no máximo 5 ou 6 linhas. Assim, a leitura fica mais fácil e agradável.

Edite os textos quando importá-los

É um erro importar textos de uma publicação impressa, sem antes apurar as informações e, principalmente, editá-los.

Valorize intertítulos e subtítulos

Uma dica importante é valorizar os intertítulos e subtítulos, para dar dinamismo ao texto.

Como e quando usar a gramática?

É importante saber como e quando usar adjetivos, anos, aspas, endereços, horários, números, leads, parágrafos, verbos, entre outros. Para isso, visite nossa seção especial sobre o assunto.

Escreva em pirâmide invertida

A técnica da pirâmide invertida, informações mais importantes no início do texto, continua valendo para a internet.

Dê ao leitor o que ele pede

É imprescindível conhecer o perfil do seu leitor, assim você irá disponibilizar o que ele procura (ver Leitor Web).

Textos com qualidade ou quantidade?

O texto na Web pode escrito valorizando a quantidade aliado à velocidade (as notícias de minuto) ou à qualidade, de forma mais elaborada, com links, áudio, vídeo etc.

Planeje, pesquise, organize, escreva e edite o seu texto

Regra geral: o processo de redação é classificado em 5 etapas: planejamento, pesquisa, organização, escrita e reescrita [ou seja, edição]. O fato de a notícia ser feita para a web não implica em pular etapas.

Editar de qualquer lugar do mundo

A edição do conteúdo online não se esgota. Você pode acrescentar ou mudar algo a qualquer hora, de qualquer lugar do mundo.

Texto longo = histórias separadas

Se uma matéria for apresentada em mais de uma tela, escreva cada bloco como histórias separadas. Isso porque a gente não sabe qual a ordem que o leitor vai escolher depois da informação principal.

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *