Sábado 11 horas da manhãToca o telefone… é da gráfica…Você atende…¾Fala Seu Adolfo… tudo bem com o senhor?¾ Bem, bem… não. Sabe aquele material do cliente Mala?¾ Sei… sei… o que tem ele?¾ Deu um problema aqui na produção… o lápis HB é muito duro… tárasgando o papel higiênico…Você fica visivelmente perturbado… mas respira fundo… e responde…¾ Calma Seu Adolfo… vamos trocar o papel… faça naquele papel com as fibras mais resistentes.¾ Ah! Tá certo então… pode deixar…
Segunda-feira
A gráfica conseguiu terminar o material e entregar no prazo… mas… não teve jeito… o cliente Mala liga pra você dizendo que não gostou do material… reclamando que a agência é incompetente e que com aquele papel ele está ficando meio… assado.
Moral da história
Você perdeu o fim de semana… estragou o fim de semana de um monte de gente da gráfica… o rendimento que o job trouxe pra agência é ridículo perto do stress que ele gerou… o cliente Mala não gostou do material e saiu falando mal da agência… e por fim… o chefe daquela empresa vital que vocêestava prospectando… viu na rua o material que você fez… e agora… acha que a sua agência não leva jeito nem no ramo de produtos de higiene.
Um cliente Mala consome os recursos que podem beneficiar um cliente Vital, mas isto não significa que se deve sair por aídispensando clientes. Um dos maiores desafios que se pode ter em comunicação é o de transformar um pequeno cliente em um grande cliente… e… por meio do sucesso desses clientes, a agência ganhar projeção… afinal… a maior propaganda que uma agência de publicidade pode fazer de si mesma… é o resultado obtido por seus clientes. Entretanto, para que o sucesso ocorra, é necessário que haja uma relação de parceria e confiança entre cliente e agência… é preciso querer crescer e se permitir crescer. Talvez seja a hora de valorizarmos os clientes que acreditam em nossas idéias. Quanto vale um cliente? Cada um tem o seu preço… se o preço é justo… isto é com você.
autor: Mário Slomp Filho
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