Publicidade e marketing sempre foram considerados sinônimos; dois termos que podem ser usadas para descrever um processo que ajuda uma empresa a vender mais.
No entanto, há uma enorme diferença, e a capacidade de diferenciar marketing e publicidade ajudará o seu negócio a criar uma abordagem completa para atingir metas.
Então, como é definido cada termo? Vamos começar explicando as definições formais de cada um, e em seguida, uma explicação mais profunda de como publicidade e marketing diferem um do outro.
O conceito e significado de publicidade
Como já explicado neste artigo sobre publicidade e propaganda, o conceito de publicidade é o processo literal de tornar-se um produto e serviço conhecido por um público.
É a descrição usada para apresentar o produto, ideia ou serviço ao mundo. Isso geralmente envolve campanhas publicitárias na mídia. Uma campanha publicitária usa posicionamento criativo na mídia. A publicidade deve ser oportuna e usada de maneira especificamente estratégica.
O principal objetivo da publicidade é influenciar o comportamento de compra promovendo um produto, serviço ou empresa.
Para atingir esse objetivo, a publicidade se concentra no posicionamento criativo e na mídia. Ao fazer isso, a publicidade se espalha conscientização sobre o que você tem para oferecer.
De acordo com o modelo “Hierarchy of Effects” apresentado por Robert J. Lavidge e Gary A. Steiner, um comprador passa por seis etapas ao fazer uma compra.
Estas etapas são: consciência, conhecimento, gosto, preferência, convicção e compra.
Esses seis estágios são divididos em três categorias: Consciência e Conhecimento (Cognitivo), Gosto e Preferência (Afetivo) e Convicção e Compra (Conativo).
Cognitivo
Nesta fase, os consumidores processam as informações fornecidas através da comunicação publicitária. A publicidade deve, portanto, apresentar informações sobre o benefício do produto para despertar o interesse do público-alvo.
Afetivo
Quando os consumidores estão no estágio afetivo, começam a se associar à marca. A publicidade deve, portanto, repercutir nos aspectos emocionais do público.
Conativo
O estágio conativo refere-se a um estágio em que os compradores estão realmente fazendo uma compra ou simplesmente mostrando a intenção de compra. Nesse estágio, a publicidade evolui para um método de acelerar o processo de compra.
Parece bastante com o marketing, não é mesmo? Em essência, a publicidade é um dos componentes ou subconjuntos de marketing. Em outras palavras, se você pensar em marketing como uma torta, a publicidade será uma fatia importante dessa torta.
Essa é a grande chave para entender a diferença entre marketing e publicidade. Mas qual é a real definição de marketing?
Conceito e definição de marketing
Marketing, em termos simples, refere-se aos meios de comunicação entre uma empresa e seu público-alvo. É um processo que envolve design, criação, pesquisa e mineração de dados, alinhando a ideia de um produto ou serviço com o público-alvo.
É um processo passo a passo, que começa com uma proposta única de venda – uma frase convincente que descreve seu negócio. Essa proposição, então, atua como um tema orientador ou uma missão, que ajuda a identificar clientes-alvo interessados ??em seus produtos e serviços.
O marketing envolve técnicas como segmentação de mercado, identificação de grupos-alvo e análise de mercado para adotar a estratégia certa para o envolvimento do cliente e promoção de produtos.
Marketing é o planejamento sistemático, a implementação e o controle de uma mistura de atividades de negócios com o objetivo de reunir compradores e vendedores para a troca ou transferência de produtos mutuamente vantajosa.
Depois de descobrir quem é seu público-alvo, seu plano de marketing ajudará você a mapear uma estratégia para melhor posicionar seus produtos e serviços.
E depois que essas estratégias e táticas forem desenvolvidas, você estará pronto para se concentrar em uma estratégia de publicidade que ajudará a explicar, ensinar e promover seus produtos e serviços por meios diferentes, como televisão, jornais, revistas, internet e outros meios.
O mais comum hoje, é apostar no marketing digital, principalmente pequenas e médias empresas.
Qual a real diferença entre marketing e publicidade?
Ambos se completam, mas para a estratégia do seu negócio ter sucesso, é preciso entender a real diferença entre marketing e publicidade, e o que isso significa para o seu negócio.
Como mencionado acima, o marketing apresenta o quadro geral de como uma empresa promove, distribui e precifica seus produtos ou serviços. A publicidade é um componente desse quadro geral.
Embora a publicidade e o marketing possam ser os mesmos em alguns aspectos, há também uma diferença distinta entre esses dois termos.
O principal objetivo de ambos é aumentar a conscientização dos consumidores sobre um produto ou serviço e formar clientes-alvo fiéis e aumentar as vendas.
Enquanto a publicidade é somente a comunicação ou promoção de um determinado produto ou serviço, seu objetivo é somente vender mais.
Já o marketing, é a formulação de ideias e o plano de aproximar o vendedor e o comprador, desenvolver, marcar e projetar o produto ou serviço, fazer pesquisas sobre os clientes-alvo, divulgar os recursos e benefícios do produto ou serviço; isso é trazer uma ideia para o mercado.
É do começo ao fim de um processo. É a ferramenta geral para construir o seu negócio.
Hoje, a internet é o meio onde mais está presente campanhas de publicidade. Afinal, o marketing digital tornou mais completo os planos de marketing, já que é possível mensurar resultados com dados mais precisos.
O que isso significa para o meu negócio?
Para ter sucesso em um mercado moderno, às vezes supersaturado, as empresas precisam desenvolver uma estratégia de marketing que seja o plano estratégico mais abrangente para levar um produto ou serviço ao mercado. A publicidade é uma parte desse plano de marketing.
Embora seja através do marketing que você convença os possíveis compradores de que você tem o produto certo para eles, é através da publicidade que você comunica que o produto existe e influencia o comportamento de compra.
Para fazer isso, a publicidade deve ser oportuna e estratégica, e deve focar no posicionamento criativo e na mídia.
É muito importante entender como o marketing e a publicidade nas empresas diferem, e como eles funcionam juntos, para entender por que a alocação de orçamento específico para ambos trará com êxito o produto para o mercado.
autor: Rodrigo Alexandre
fonte: webinsider