O Mídias Sociais 360° (#MS360FAAP) é um relatório trimestral que apresenta o desempenho dos 100 perfis no Brasil com mais interações (selecionados pela Socialbakers) nas quatro principais plataformas utilizadas para o relacionamento entre as marcas e seus consumidores nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
A queda na audiência do Facebook, Instagram ainda tem destaque e um leve crescimento para o Twitter. Esses são alguns dos destaques do Estudo #MS360FAAP relativo ao primeiro trimestre de 2019 que revela, também, que páginas institucionais perderam 23% de curtidores, na comparação com o mesmo período de 2018. Tais perdas se devem às novidades anunciadas pelo Facebook em relação à privacidade dos usuários, mas, em contrapartida, que impacta as páginas corporativas.
Outro ponto levantado pelo estudo é em relação aos investimentos em publicações feitos no Facebook. No primeiro trimestre de 2018, 22% das publicações do segmento “Marcas/Institucional” eram impulsionadas monetariamente. Já nos primeiros três meses de 2019, essa porcentagem subiu para 31%. Vale mencionar que o segmento de “Mídia e Notícias” tem apenas 2% das suas postagens impulsionadas monetariamente.
Instagram com saldo positivo
Ao contrário do Facebook, a outra plataforma de Mark Zuckerberg, o Instagram, continua seu processo de conquista dos usuários. O ano de 2018 terminou com as 100 marcas brasileiras com mais interações na plataforma contando com uma média de 1,4 milhão de seguidores. No primeiro trimestre de 2019, o número subiu para mais de 1,5 milhão.
Twitter tem leve subida
O Twitter, por outro lado, experimenta uma nova fase, depois ter passado por quedas nas pesquisas #MS360FAAP anteriores. No último trimestre de 2018, os 100 perfis com mais interações da categoria “Não-Marcas”, que engloba celebridades, criadores de conteúdo e figuras públicas em geral, eram seguidos por uma média de pouco mais de 3 milhões de usuários. Esse número subiu para 3,3 milhões nos três meses iniciais de 2019.
Outros números interessantes
– As 100 marcas analisadas demoram, em média, 9 horas e nove minutos para responder aos usuários no Twitter.
– No Facebook, o tempo médio para uma resposta é de 6 horas e 13 minutos.
– Empresas de E-Commerce fazem em média 24 postagens no Facebook por semana
– No Instagram, as marcas postam, em média, 20 vezes por semana
– As postagens do tipo “Carrossel” são as mais curtidas no Instagram das marcas, que recebem, em média, 6.473 curtidas.
Para conferir o relatório completo e de outros períodos, acesse: http://faap.br/nimd/ms360faap.asp