Mercado single: estratégias de Marketing para quem mora sozinho

O aumento crescente de pessoas que moram sozinhas começa a levar empresas a investir neste nicho solitário de consumidores. O mercado “single” ganha importância no PDV através de estratégias de Marketing que caminham de mãos dadas com o desenvolvimento de produtos e serviços para quem decide buscar a independência.

Além de produtos, este mercado oferece serviços que facilitam a vida destes consumidores que priorizam a qualidade antes do preço. Segmentar a comunicação é o desafio das companhias que buscam atingir e satisfazer a necessidade dos moradores solitários com produtos em porções menores e serviços voltados para o perfil de consumo e hábito deles.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os produtos lançados para os estes consumidores normalmente não tem o mesmo destino que os desenvolvidos para o mercado de uma forma geral. Ao contrário da necessidade compulsiva de reinvenção do mercado usual e do desperdício, os produtos e serviços lançados para o mercado “single” são planejados para atingir e suprir a necessidade e a carência destas pessoas.

O crescimento deste setor abre o mercado com possibilidades para empresas de turismo com pacotes especiais, pet shops com serviços diferenciados, varejo segmentado e até o mercado imobiliário. Na Construtora Tecnisa 83% dos lançamentos buscam atender o público de renda média, que inclui a população single. investiu em alguns imóveis voltados para moradores solteiros ou sem a família para dividir espaço e despesas.

Mercado se adapta aos consumidores solitários
Uma das “regras” para quem quer entrar no mercado single é saber o que estes consumidores procuram e, a partir disso, oferecer os produtos adequados. “Oferecemos produtos em porções individuais, de preparo rápido e prático em pontos-de-venda onde esse público circula, além de ações de ativação de marca”, conta Eduardo Bernstein, Diretor de Marketing da Sadia em entrevista ao Mundo do Marketing.

O mercado imobiliário está favorável para os brasileiros e principalmente para os consumidores que buscam imóveis menores, e, consequentemente, mais baratos. Morar sozinho atualmente parece ser o melhor negócio já que o crédito para valores menores é mais fácil. “O público single também se encaixa na categoria de pessoas que compram o primeiro imóvel. Para os empreendimentos compactos o governo facilita o financiamento bancário”, ressalta Romeo Busarello, Diretor de Marketing da Tecnisa.

Para atrair estes consumidores ao PDV, a Sadia mantém a marca presente em eventos, Internet, mídia segmentada e ações de degustação em lojas que atendam ao mercado “single”. “O primeiro passo é a pesquisa de mercado para depois desenvolver embalagens adequadas”, aponta Bernstein.

Para entender os hábitos dos consumidores solteiros às vezes é necessário perceber que o trajeto dele até um ponto-de-venda pode significar muito mais do que uma compra. “É comum para quem mora sozinho ir diversas vezes ao mercado por dia para conversar com as pessoas e com funcionários. Tentamos suprir a carência deles sem ser evidente”, diz Kátia Bello (foto), sócia-diretora da Opus Design.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Marketing para atrair os solteiros
A Opus Design é uma agência de comunicação estratégica de varejo especializada em merchandising que desenvolveu uma reforma de um supermercado baseada em pesquisas que apontam grande quantidade de freqüentadores deste tipo de público.

“Se antes os consumidores “singles” freqüentavam boates e festas para paquerar hoje eles podem ir ao supermercado. Adaptamos o PDV para criar situação de consumo para este público”, explica Kátia. O ambiente foi criado para o Supermercado Villa Real, em São José dos Campos.

A companhia mais comum destes consumidores solitários são os animais domésticos. Cães e gatos são lembrados na lista de compras dos consumidores e não demorou muito para atrair as atenções dos departamentos de Marketing das Pet Shops no Brasil. “O conceito de Pet care, que é um espaço voltado para o cuidado com os animais de estimação, também é um diferencial dos imóveis para os singles”, afirma Busarello (foto) ao site.

“O animal que fica sozinho a maior parte do dia se estressa mais rápido e para isso oferecemos o espaço Pet Zen com banho de ofurô, massagem e terapia através de aromas”, diz a gerente de Marketing do Grupo Pet Center Marginal, Eugênia Fonseca.

Projetos de expansão, segmentação e embalagens
Um dos serviços mais procurados pelos consumidores que dividem o teto com seus bichos é o Day Care – ou creche – para animais domésticos. De acordo com Eugênia, o Grupo Pet Center já tem este projeto definido. “Será um serviço integral ou por períodos a partir de pacotes. Este projeto é para o ano que vem em uma área anexa à loja, que atualmente funciona como estacionamento”, adianta.

Assim como o público “single” busca por companhia em diferentes lugares, a Sadia prioriza as mídias segmentadas para atingir os solteiros. Cinema, revista, TV aberta e fechada, Internet e merchandising, além de ações no ponto-de-venda são primordiais para o desenvolvimento e fixação da marca na mente destes consumidores.

“O nosso público-alvo é o consumidor dos 15 aos 35 anos, que moram em grandes centros urbanos. A praticidade e a rapidez no preparo são as características mais procuradas, além das embalagens menores”, conclui o Diretor de Marketing da Sadia.

autor: Thiago Terra
fonte: Mundo Marketing

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Uma resposta

  1. CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
  2. Analisando o mercado de Single, com os consumos no cotidiano, e o que as marcas estão buscando para atender essa fatia do mercado, pensando também no consumo consciente, com produtos em pequena quantidade e em porções individuas, prezando a praticidade e com menos chances de passar da validade. E isso é um dos fatores das marcas, praticidade e agregar valor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *