“Link na Bio” você tem o seu?

Embora eu prefira outras redes sociais mais “sérias”, digamos assim, para networking ou mesmo para prospectar, resolvi aderir a onda (um pouco tarde, confesso) e criei um perfil da IFD no Instagram. Logo dei de cara com vários “link na bio” e reparei um tal de linktree só que não dei muita bola até que em uma publicação minha sobre um infoproduto um seguidor já falou: “põe o link na bio” – “você pode usar o linktree para colocar mais de um link na bio”.

Até então o link que tinha colocado era da página de serviços aqui do site, mas será que valia a pena abrir mão do link de algo meu para colocar de um terceiro? Na hora tinha me esquecido da tal ferramenta, mas logo que fui pesquisar sobre ela me lembrei porquê não tinha gostado. Durante a pesquisa acabei achando um texto sobre o assunto que veio bem de encontro ao que pensei e deixo transcrito parte dele abaixo:

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

SACRIFIQUE SUA IDENTIDADE VISUAL: Na versão gratuita do linktree você tem disponível apenas um punhado de esquemas de cores que provavelmente não se ajustam à sua marca, e provavelmente você não vai criar desde o início uma experiência de marca coerente.

LOGOTIPO DA FERRAMENTA: A versão gratuita também tem o logotipo na parte inferior afinal a ferramenta também precisa se divulgar, não é mesmo?!

NÃO É SEU PRÓPRIO URL: O link para o seu perfil Instagram é um link da própria ferramenta e não do seu site.

NÃO DIVULGA SEU SITE: Você está perdendo a oportunidade de vincular seu site diretamente na bio do Instagram

SEM GARANTIA: Os links da linktree ou de serviços semelhantes podem ser banidos e/ou marcados como spam pelo Instagram a qualquer momento sem aviso prévio – deixando você com um link quebrado em sua biografia. Isso aconteceu com o próprio linktree em julho de 2018.

PERSONALIZAÇÃO: A ferramenta não oferece a opção de adicionar fotos ou uma pequena biografia na parte inferior de seus links para que as pessoas conheçam mais sobre você. Como um empreendedor baseado em serviços – você precisa da sua personalidade para brilhar a partir da primeira interação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

GASTO MENSAL: A versão pro do linktree permite que você personalize seu esquema de cores e adicione uma breve descrição, além de alguns outros recursos – por uma taxa mensal. Como empresário, ainda mais os pequenos que usam muito o Instagram para divulgação, cada centavo conta e você pode estar fazendo a mesma coisa GRATUITAMENTE em seu próprio site (caso já tenha um).

RANKING DE PÁGINA INFERIOR (AQUEÇA SEU SEO): Toda vez que uma pessoa clica no link em sua biografia no Instagram é uma oportunidade para aumentar a classificação da sua página do seu próprio site. Ao usar o linktree ou outra ferramenta semelhante, você está dando essa classificação para eles.

SEM ANALYTICS: Aplicativos de terceiros como o Linktree não oferecem uma maneira fácil/gratuita de acompanhar os dados da página e descobrir se os links estão sendo convertidos. Isso significa que não há dados para seus anúncios de redirecionamento.

O que fazer então?

• Crie uma página de destino (landing page) do Instagram personalizada hospedada em seu próprio site!

• Personalize a página com a sua marca, barra de navegação, rodapé e quaisquer outros elementos que você acha interessante. Mas não exagere, não polua muito a página.

• Se quiser, inclua uma imagem do seu rosto ou mesmo da marca da sua empresa e um breve texto, em seguida coloque alguns os links que você ache importante, pode ser do seu site, do seu portfolio, do seu currículo, das suas redes sociais ou até mesmo de alguma loja que você venda seus produtos.

Esta é uma opção muito mais confiável e profissional para você pois ela permite que você acompanhe os dados da página que foi acessada, afinal você também pode colocar o Google Analytics na página e até mesmo configurar os Pixels do Facebook para cada link e muito mais.

Usando links de terceiros você está perdendo a oportunidade de oferecer várias maneiras de se conectar com seu cliente e mostrar como você pode ajudá-lo.

Acabei resolvendo o meu “problema” criando rapidamente uma página bem simples com alguns links (clique aqui para ver) que com certeza com o tempo vou modificá-la de acordo com os dados que for acompanhando.

NOTA IFD: Você não tem ideia como fazer isso? Se quiser me coloco a disposição para te ajudar, clique aqui e solicite um orçamento 😉

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *