De patrocínio a anúncios envolvendo atletas famosos, o investimento das empresas nos esportes é impressionante. E não são apenas empresas ligadas a produtos esportivos: são também fabricantes de alimentos, bebidas, bancos etc. Só a Volvo, por exemplo, gastou em 1998 US$ 15 milhões em patrocínio de eventos esportivos. Aqui, você pode ver alguns exemplos de anúncios que mostram como as empresas associam seu nome ao mundo dos esportes.
Os garotos-propaganda
Craques em suas modalidades, eles recebem cachês milionários para associar sua imagem a algum produto ou serviço.
Entre os mais conhecidos, aqui no Brasil, estão Ronaldinho, Romário, Pelé e Edmundo. Fora do Brasil, também não faltam exemplos marcantes: o velocista americano Michael Johnson e suas sapatilhas douradas, com o símbolo da Nike, e o britânico Linford Christie, patrocinado pela Puma, que chocou muita gente com suas lentes de contato que estampavam em seus olhos o logotipo da empresa. Aqui, você pode conferir alguns anúncios com o pessoal mais badalado do mundo dos esportes.
As grandes marcas do esporte
O mercado de materiais esportivos tem um faturamento anual de 1 bilhão de dólares. Só o consumo de tênis de alta performance chega a 20 milhões de pares por ano. Confira, aqui, anúncios de quatro grandes empresas que brigam forte nesse mercado:
- Nike
- Adidas
- Umbro
- Reebok
fonte: Estação da Propaganda
Destaque
Veja mais imagens de anúncios de esporte no IFDImagens