Bom pessoal este é um tópico totalmente fora do padrão que posto aqui, é mais um alerta.
Há um mês atrás depois de muito pesquisar adquiri um Blackberry Bold, então fiz todas as configurações necessárias para que ele pudesse acessar apenas a internet por wi-fi e assim foi feito, fiz downloads, naveguei, pintei e bordei rs, quando chegou a primeira conta veio a surpresa. Nesta conta tinha registrado apenas uns 5/7 dias do uso que fiz do aparelho foi ai que vi no valor de R$ 200,0r R$10,21 que eu não estava navegando na net wi-fi P nenhuma, na verdade estava sem querer usando os serviços net da TIM.
No aparelho vi que podia desabilitar a conexão TIM e ficar apenas no wi-fi mas fazendo isso o celular no sentido de receber chamadas não funcionava! Então deixei de usar o aparelho para qualquer coisa ligada a net/email e deixei para resolver isso quando tivesse mais tempo.
Hoje chegou outra conta de 06/07 a 06/08 com o restante que faltava do uso que fiz naqueles dias que ACHAVA que estava navegando por wifi e para minha surpresa veio R$400,00 INCLUSIVE com dias agora neste mês que não usei NADA de NADA da net e detalhe em horários que estava dormindo!
Fiz pesquisas e achei uma ocorrência no Reclame Aqui sobre um caso parecido e eu faço coro ao cara que reclamou, a TIM usa sim de má fé. Outro post que achei sobre o assunto foi no blog Blackbery Magazine onde outros usuários relatam o problema e alguns que são usuários pré-pagos usam a net/email e até msn sem pagar absolutamente nada!
Nas outras operadoras se você não assina/habilita o serviço de net junto a operadora e tenta conectar pelo seu celular/smartphone a coisa simplesmente não funciona. A TIM põe dedinho na boca, libera um serviço que você não contratou para ter e nem quer ter e se faz de boba – rs. A pessoa feliz com seu BB usa o aparelho achando que esta navegando por wi-fi já que o aparelho esta configurado para isso, mas na verdade você sem querer esta usando o serviço da TIM a um custo de R$29,00 por MB!
Hoje 17/ago/2009 – 20:20pm liguei para o atendimento da TIM, e fiz a solicitação:
“NÃO QUERO TER SERVIÇO DE NET NENHUM VINDO A PARTIR DA TIM”
As 21:00pm finalmente depois de esperar MUITO o atendente ele conseguiu concluir minha solicitação de cancelamento e falou que segundo minha solicitação ia cancelar tudo referente a net que no caso era o TIM WAP FAST e TIM CONECT FAST.
Depois disso logicamente já perguntei:
“COMO VAMOS RESOLVER A CONTA, POIS FOI LIBERADO E COBRADO UM SERVIÇO QUE NÃO FIZ SOLICITAÇÃO?”
Depois de mais 15 minutos esperando o atendente avisou que meu plano era corporativo e teria que me transferir…e da-lhe mais espera….. mais 15 minutos e ele avisa que não conseguiu transferir porém estava abrindo uma solicitação de revisão da conta e que no caso será emitido uma nova conta sem a cobrança do serviço e PUFF a ligação caiu mas como ele ja tinha falado que tinha concluido a solicitação eu ACHEI que tudo estava resolvido até que fui pegar a conta e comecei a ver mais detalhes e na linha de nome BLACKBERRY PROFESSIONAL era que estava o valor de R$400,00…e lá foi a Iris fiz pesquisar sobre o que era este BLACKBERRY PROFESSIONAL da TIM, então li que é mais um SERVIÇO da TIM feito para pessoas físicas este serviço era dividido em dois planos, e lá foi a Iris ligar para TIM de novo, pois vi que era ESTE o serviço a ser realmente cancelado, após ser atendida por uma moça que mais era uma PORTA (com esta juro, me irritei absurdamente) ela constatou realmente que o serviço não foi solicitado nem estava habilitado e a TIM estava fazendo uma cobrança indevida, então a atendente fez uma solicitação de reemisão da conta e ainda completou:
– SENHORA IRIS, COMO A CONTA QUE ESTA EM SUAS MÃOS NÃO ESTA EM NOSSO SISTEMA EU ESTOU APENAS FAZENDO A SOLICITAÇÃO PORÉM PEÇO A GENTILEZA QUE DAQUI HÁ 2 DIAS ENTRE EM CONTATO DE NOVO COM A TIM PARA VERIFICAR SE FOI REEMITIDO OU NÃO SUA CONTA NO VALOR CORRETO.
É mole, EU que vou ter que retornar daqui há 2 dias, HAJA PACIÊNCIA!
Pra quem pensa em um smartphone e é cliente da TIM fique ligado, colocou o chip e esta pensando em dar uma navegadinha, um pequeno teste se prepare para a conta, antes de enfiar o chip no aparelho veja um plano ideal para sua necessidade ou se for igual ao meu caso do intuito ser apenas de usá-lo com wi-fi ligue para o SAC da TIM e já peça para cancelarem tudo e mais um pouco relativo a net e ao tal serviço BLACKBERRY PROFESSIONAL se for o caso.
Se você precisar do SAC deles aí vai: 0800 741 4141, boa sorte e muita paciência porque a qualidade do atendimento lá esta DUCA!
UP DATE 19/08/2009
E hoje, dois dias após o primeiro contato, da-lhe ligar novamente pra TIM após muito tentar, pois da primeira a ligação caiu, da segunda mal ouvia a atendente e lá pela quarta finalmente consegui um atendente mais IXPERTO.
E de novo lá vai eu contar todaaaaa a historinha, falei o numero de protocolo para saber se a solicitação tinha sido concluída da remissão da conta com o valor certo, bom pelo visto nao foi, o atendente novamente fez o procedimento depois de uns 50 minutos, juro que foi isso, adivinhaaaa:
– SENHORA IRIS, INFELIZMENTE NÃO CONSiGO CONCLUIR A SOLICITAÇÇÃO PELO VALOR ALTO, A TIM ENTRARÁ EM CONTATO COM A SENHORA NO PRAZO DE ATÉ 5 DIAS UTÉIS…..
Eu não acreditei, deixei ele falar e já perguntei sobre a outra conta do mês passado que o serviço/plano Blackberry Professional tinha sido cobrado no valor de R$10,21 também indevidamente, já que a conta já tinha sido paga, falei que o certo seria ele converter este valor em crédito para próxima conta, ele pediu uns minutos e:
– SENHORA IRIS TAMBÉM NÃO CONSIGO FAZER ESTA SOLICITAÇÃO PELO QUE A SENHORA AGUARDE O CONTATO DA TIM, ASSIM A SENHORA PODE RESOLVER TANTO O CASO DA REMISSÃO DA CONTA DESTE MÊS NO VALOR CORRETO COMO A OUTRA CONTA PARA O QUE FOI COBRADO INDEVIDAMENTE POSSA SER REVERTIDO EM CREDITO NA FUTURA CONTA.
Bom, realmente estou vendo que isso vai virar uma bela novela! Fora o tanto que eu tenho de número de protocolo aqui rs, é um informado pelo telefone e outro diferente que vem pelo celular….baita organização!
UP DATE 20/Ago/09
To tão fula…affe mas vamos lá, uma ameba ligou e falou que o valor do uso do BLACKBERRY PROFESSIONAL foi tirado da conta deste mês porém iria passar para a próxima conta pois usei o serviço, segundo ela é um serviço pré-ativado da TIM e como não entrei em contato antes para saber como configurar meu Blackberry a cobrança iria ser feita!
Depois de falar com a porta sobre as ene pesquisas que fiz e detalhes que quem tem pre-pago não paga NADA para navegar e ela concordou comigo (desacreditei cobram dos pós e nao cobram do pré e isso é de conhecimento deles comé que pode), indaguei que nao queria assinar plano nenhum muito menos ter acesso nenhum a net usando nada da TIM, de começo ela falou que não podia ter esta possibilidade depois disso ela falou para entrar com o suprte avançado para fazer a configuração.
Bom lá vou eu ligar para o suporte avançado para ver a possibilidade (que pelo que li nao tem) de acessar a net por wifi sem fazer uso de serviço de net da TIM, segundo o que li a unica maneira de fazer isso era desabilitando na opção REDE MOVEL a TIM, mas detalhe fazendo isso não tem como usar meu celular!
21:47 pm Liguei para configurar meu BB, no caso a atendente falou que a desativação do BLACKBERRY PROFESSIONAL é feita diretamente no chip atraves dels lá (que tecnologia não!) ai adivinha o que ela diz que fez, cancelou o serviço TIM WAP FAST e TIM CONECT FAST, agora me pergunto se o primeiroooo cara lá em cima já tinha feito isso comé que ela fez de novo? Será que ele tinha realmente feito? MISTERIO
Só sei que pelo visto terei que pagar a mega continha, e cruzar os dedos para que esta ultima atendente que dise que desativando o TIM WAP FAST e TIM CONECT FAST, ou seja o acesso a net por consequencia o serviço BLACKBERRY PROFESSIONAL não seria acessado e não iria aparecer mais na minha conta.
UP DATE 21/Ago/09
É pessoal até risquei no up date ai de cima que “o jeito era pagar a continha”, meu amigo me indicou para procurar o JEC – Juizado Especial Civil aqui da minha cidade, antes fui pesquisar um pouco e pelo visto a Tim já ficou bem famosinha por estes lados, liguei para eles e já me orientaram para ir com tudo que tenho por lá para abrir um processo…bom então semana que vem vou lá para eles me orientarem direito e conto aqui comé que foi a coisa para ajudar no futuro outros que tenham o mesmo problema que eu, porque de boa to fazendo isso porque achei de uma SACANAGEM tremenda da TIM.
UP DATE 26/Ago/09
Hoje chegou uma carta de desculpas da TIM:
Caro(a) ________
Em19/08/2009 ‘as 17:08, registramos seu contato sobre Reclamação de Conta, (Valor Parcial/Não Informado) rederente a linha _______, que gerou o protocolo de antendimento número 2009163557360Informamos que o referido processo está Concluído.Pedimos desculpas por quaisquer incovenientes e afirmamos que nossos esforços estão concentrados na excelência do atendimento ao cliente. Estamos a sua disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, através de nossa central de antendimento ao cliente ou ainda pelo site da TIM. Fique à vontade para contatar-nos!Atenciosamente
Centro de Relacionamento com Clientes
TIM Brasil
0800 741 4141
O problema foi que eu tinha tantos protocolos anotados que nem eu mesma sabia qual era, e já que o texto da carta não era claro em relação ao “processo Concluído” guardei a carta, já que a ANTA do antendimento do dia 20/Ago falou que iria ser cobrado na próxima conta, ou seja na de Setembro.
UP DATE 15/Set/09
Hoje chegou a conta e com a cobrança indevida mais uns restos do tal BLACKBERRY PROFESSIONAL, nesta quinta vou no JEC ver o procedimento e venho aqui contar para vcs.
UP DATE 17/Set/09
Voltei do JEC agorinha e como as informações que recebi estão frescas vou postar o que pediram. Bom contei todo o caso a eles e ainda bem qu eo atendente sabia o que era wirelles, wi-fi e sabia do que estava falando, foi me orientado o seguinte:
1. Eu poderia não pagar a conta e entrar com oprocesso, mas isso poderia ocasionar o seuinte:
– A TIM pode negativar seu nome (vc fica devedor e seu nome vai pro Serasa)
>> se esta negativação ocorresse ai haveria a necessidade de um advogado para que ele entrasse com um processo para com a TIM por perdas e danos morais, e assim haveria a possibilidade de se conseguir uma indenização gorda por isso. (houve casos de ganho de 8 mil reais em cima da Tim por um processo neste nipe)
2. Eu poderia não pagar a conta, entrar com o processo e junto a ele anexar um pedido a juíza que enquanto este processo estivesse correndo a empresa TIM não poderia negativar meu nome.
3. Eu poderia pagar normalmente, entrar com um processo e nele anexar um pedido a juíza de devolução da cobrança paga porém indevida em dobro, como previsto pelo código de defesa do consumidor.
Observações
Em todos os casos pode ser que a empresa TIM queira fazer uma inspeção no seu aparelho, pois no caso como eu falei que segui a orientação do manual para que ele navegasse apenas no wi-fi, pode ser que eles requisitem uma pericia no meu aparelho. PODE SER que isso aconteça, não é regra…mas se acontecer to tranquila.
Qual foi a escolha que optei, para não ter muita dor de cabeça e já que a conta esta em débito automático optei pela opção 3, para abrir o processo foi recomendado:
– Xerox de todas as contas onde tem a cobrança indevida, as que foram pagar anexar o comprovante de pagamento;
– Xerox da nota fiscal do produto;
– Xerox do manual (da parte onde há a explicação de como configurar o aparelho para acessar apenas o wi-fi (lembrei tb da parte do manual onde tem a explicação de desativar o Mobile Network, mas desativando isso e deixando apenas o Wi-fi o celular não funcionava)
Com tudo isso em mãos retornarei ao JEC para abrir um processo, já que o pagamento da conta cai apenas dia 25/SET até lá terei um pouco de descanso sobre este assunto chato 🙁
UP DATE 07/Out/09
Acabei de voltar do JEC e é logico que pediram + docs, desta vez xerox do rg e cpf e do contrato que tenho com a TIM para provar que nele não esta nada relacionado ao serviço que me cobraram indevidamente.
AHHH e o carinha justo o cara q eu falei de la que pelo menos sabia o q era WI-FI esta de ferias, imaginem eu explicando para 2 pessoas sobre meu caso tudo de novo…foi a treva!!!! to pensando seriamente em esperar o tal cara do JEC voltar de ferias para q ELE faça a papelada processo.
UP DATE 08/Out/09
Decidi que voltarei lá só mês que vem que é quando acaba as férias do tal Eduardo, o cara que falei no JEC de ínicio e que pelo visto entende bem de tecnologia, pois as q me atenderam ontem deu medo 😀
UP DATE 09/Nov/09
Bom o Eduardo voltou de férias e acabei de voltar do JEC, dei entrada no processo e foi a melhor coisa ter feito foi ter esperado ele, nem precisei contar todaaaa história de novo, li o que ele escreveu sobre o caso e ele sintetizou infinitamente bem tudo que aconteceu…bommm agora é esperar chegar uma carta para a audiência….agora vcs vão me perguntar: e pra quando isso?…bommm estamos no Brasil né então só pra Março de 210!! eita Brasilzão viu 😀
Agradeço ao Emerson (do comentário) pela dica, cheguei a trocar um email com ele e ele indicou que eu procurasse a Anatel que no caso dele a resolução foi bem rápida, com ele a Tim converteu a cobrança indevida em créditos na conta. Bom eu ia procurá-los porém lembrei bem depois de falar com o Emerson que o valor da minha conta é relativamente “grandinha” e lembro que em um dos meus “ene” contatos com o atendimento da Tim chegaram a me comentar que seria inviável até pelo sistema deles converter alguma cobrança indevida no valor da minha conta em crédito, então depois que lembrei disso resolvi continuar na saga com o JEC. De qualquer maneira brigadão Emerson pode ser que sua dica sirva para outros que infelizmente como nós caímos na da TIM.
Bom então até meados de Março pessoal 😉 qualquer coisa que vier relativo a isso vou atualizar por aqui.
UP DATE 13/Fev/10
Oi pessoal, só pra constar hoje chegou a carta de intimação , para que eu vá participar da audiêncisobre o caso da TIM no dia 17/03/2010.
Então até Março 😉 e a saga continua…
UP DATE 18/02/2010
Eu não estou acreditando até agora, e não é que hoje veio a conta da tim e lá tem R$0,26 sendo cobrados pelo serviço Blackberry Professional?!!!pois é que palhaçada, isso pq no dia 20/08/2009 protocolo 2009164526747 foi desativado o serviço de internet bem como o do blackberry professional, é muita mutreta deles, absurdo…e lá estou eu ligando pro SAC deles pra resolver o problema!
Bom, o atendente após jogar o R$0,26 de desconto para próxima compra diz ele que gerou outro protocolo para verificar se realmente houve a solicitação e desativação do serviço Blackberry e net, ele viu que realmente a solicitação foi feita e pediu desculpas e falu q isso não se repetiria ..olha de boa, que coisa mais chata isso!
UP DATE 15/03/2010
Acredita que hoje chegou a conta da Tim, extornando os 0,26 cobrados indevidamente poreémmmmm agora está cobrando 0,46 de novo pelo serviço Blackberry Professional!!!!!! eu ñ acreditei quando vi! Então, já que a audência é agora dia 17/3/2010 (daqui 2 dias) vou ver o que faço.
UP DATE 17/03/2010
Acabei de voltar da audiência e a TIM nem discutiu já veio com um acordo, vão pagar o dobro do total do valor do processo, ou seja, o valor do processo ficou em R$693,36, então eles vão pagar o dobro que é igual a R$1.386,72 ;).
Agora estou bemmmmm mais tranquila,! AH, e se não pagarem até o dia determinado tem que entrar em contato porque aí será pior para eles.
Hoje vou resolver agora os tais R$0,46 que vieram de novo cobrados indevidamente por um serviço que ñ contratei e inclusive já desativei por 3 vezes, vou verr se ainda fico na TIM ou não, não sei qual operadora é “menos pior” 😀
Bom gente, aconselho a todos que se sentirem lesados a tomar as providências por experiência própria a coisa é demoradinha como podem ver neste longo tópico onde fiz o possível para colocar todas as informações e todos os passos que fiz, mas mesmo com esta demoradadinha o resultado final na minha opinião valeu super a pena, sair do lugar com a sensação de “JUSTIÇA FEITA” é muito bom!
UP DATE 31/03/2010
Gente só rindo, hoje tentaram ligar no meu celular e me avisaram que dava “número não existe” adivinhem só!!?!! A TIM cancelou meu número 😀 comé que pode né, segundo a TIM o número foi cancelado e suspenso por decisão judicial, ué mas pera na decisão a unica coisa informada foi que eles tinham que me pagar e só, bom resumo da ópera amanhã farei uma reclamação a Anatel, que além de ainda não terem efetuado o pagamento pra completar eles cancelaram meu telefone, e pela tarde voltarei ao fórum para ter orientaçoes do que fazer em relação a mais este absurdo vindoda TIM, que detalhe nem o próprio atendimento soube explicar!
UP DATE 1/04/2010
Anatel informou que a TIM tem 5 dias para entrar em contato e resolver o caso, caso isso não ocoraaaa….adivinhaaaaaaaa terei que ir lá no JEC abrir outro processo…..deste jeito vou sair PHD em assuntos de telefonia celular 😀
UP DATE 27/04/2010
Logico que tudo com a Tim é muito mais de 5 dias, só sei que só hoje “religaram” meu telefone E amanhã estarei indo no JEC pois não depositaram ainda o que me devem…..
UP DATE 30/04/2010
Bom pessoal depositaram, fim de caso UFFAA
Respostas de 6
Oi pessoal, vou fechar a parte de comentários todas as dicas possíveis para quem tem o mesmo problema você encontra no texto do post acima, ok 😉
Bjs a todos e aos que forem abrir processo contra a TIM, lembrem-se: demora, mas o final é recompensador!
Viver sem fronteiras… Viver apenas no mundo dela… Estar Preso. Se tu se libertar, vai.. mas vai sem ela…
Estou com o mesmo problema que você e também vou entrar no Juizado Especial Civel. Absurdo…
PROBLEMA RESOLVIDO!
Liguei na ANATEL e em uma semana a TIM reembolsou todos os valores pagos.
Vale a pena.
Se quiser saber mais detalhes, me manda um mail que eu te falo como foi.
Abs
olha você esta certa, fique atenta e procure o Procon da sua cidade você deve receber o que ja pagou pois a cobrança é indevida e imoral, fere a política de aquisição de serviço a qual deve ser clara, só neste País pra empresas como essas insultarem a população porque sabem que na sua maioria são alienados, você esta no caminho certo
um bom advogado ganha fácil sua causa
boa sorte
Valew o apoio Alex!