Programa de Afiliados

Esta é uma estratégia de web-marketing extremamente eficaz, lançada inicialmente pela Amazon.com e adotada por milhares de comerciantes nos Estados Unidos.Os programas de afiliados são relativamente recentes mas já são responsáveis por uma parte expressiva dos milhões de dólares transacionados no e-commerce.

Como funciona um programa de afiliados
A lógica de funcionamento de um programa de afiliados é bem simples: o afiliado indica um visitante para o site do comerciante. Se esse visitante realiza uma compra, é creditada uma comissão na conta do afiliado como pagamento pela indicação. Um software instalado junto ao carrinho de compras é responsável pelo rastreamento do afiliado que fez a indicação, pelo cálculo das comissões devidas e pela geração de relatórios, tanto para o comerciante quanto para o afiliado. O rastreamento é baseado em “cookies” que ficam instalados na máquina do visitante, quando ele clica nos links de direcionamento para o site do comerciante.

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VANTAGENS DOS PROGRAMAS DE AFILIADOS PARA O COMERCIANTE
MARCA. Programa possibilita um maior exposição da marca gerando maior confiança por parte dos potenciais clientes.

ALCANCE. O programa de afiliados possibilita uma ampliação do mercado atingido, na medida em que a divulgação atinge nichos que dificilmente seriam explorados por outras estratégias de marketing.

MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO. O pagamento de comissões aos afiliados só ocorre se a venda for efetivada e gerar uma receita.

VANTAGENS DOS PROGRAMAS DE AFILIADOS PARA O AFILIADO
CUSTO MÍNIMO. Qualquer pessoa, que tenha um site com uma boa visitação, pode gerar receitas sem nenhum investimento em infraestrutura de e-commerce, como o software do carrinho de compras, certificações de segurança, interfaces com bancos e operadoras de cartões… entre outros, uma vez que tudo isso é responsabilidade do comerciante

ESFORÇO MÍNIMO. O único trabalho do afilado é colocar links em seu site que direcionem para o site do comerciante. Os links no formato de texto simples ou banners são fornecidos pelo comerciante.

MULTÍPLOS PARCEIROS COMERCIAIS. O afiliado pode ter mais de um fornecedor e gerar mais receitas adicionais, desde que os parceiros comerciantes não ofereçam produtos concorrentes.

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Para o comerciante que deseja implantar um programa de afiliados, estas são as etapas:
Adquirir software de gerenciamento. O primeiro passo, provavelmente o mais complexo é a aquisição e implantação do software de gerenciamento. O comerciante muito provavelmente irá adquirir de uma empresa de outro pais e traduzir e adaptar para nossa realidade. Também pode ser desenvolvido internamente se houver disponibilidade de capital humano com capacitação para essa tarefa.

Definir sistema de pagamento. O comerciante precisa definir um sistema claro de pagamento de comissões aos afiliados o sistema mais utilizado é o de um percentual sobre o valor fixo sobre cada venda realizada, pago dentro de um determinado período, mensal ou bimestral. Também estipula-se um valor mínimo para pagamento de forma que não seja necessário fazer pagamentos de quantias muito pequenas. Quando esse valor mínimo não é atingido em determinado mês, o crédito é transferido para o mês seguinte até atingir o montante estabelecido.

Preparar o site. Incluir páginas de orientação sobre o programa de afiliados, atendimento á duvidas, contrato de adesão ao programa, formulário de cadastramento, links e banners para download por parte do afiliado.
Divulgar e cadastrar afiliados. Procurar possíveis parceiros que, preferencialmente, tenham visitantes com perfil semelhante ao dos consumidores do produto oferecido pelo comerciante.

Gerenciar o programa. É fundamental fazer uma avaliação constante de seu programa de afiliados em termos de evolução na quantidade de afiliados, desempenho das vendas, banners mais eficientes, atendimento a dúvidas e comunicação de motivação aos afiliados, além do pagamento rigoroso das comissões devidas.

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