Quando falamos de marca pessoal não podemos esquecer dos conceitos de planejamento estratégico de marketing, ou seja, uma análise de cenário de mercado, missão, visão, valores e metas. O principal objetivo do marketing é conhecer o cliente a tal ponto que seu produto ou serviço adeque-se ao cliente e venda-se sozinho.
No plano de marketing pessoal, podemos utilizar de algumas ferramentas como a Swot, para identificar os pontos fortes, a melhorar, ameaças e oportunidades, afim de descrever objetivos e metas e o plano de ação. Além dessa análise é necessário entender a segmentação de mercado: qual público será atendido?
Autoanálise
Quando pensamos em “você” como marca, ficam os questionamentos: Onde queremos chegar em longo prazo? Qual nosso sonho de vida? O que dá sentido a sua vida? Seus valores estão de acordo com sua missão? Qual o seu legado? O que você está fazendo hoje pelo longo prazo da sua carreira?
A visão, valores e missão são etapas fundamentais para uma autodescoberta que definirá o planejamento de uma carreira pessoal e profissional. Além disto um bom planejamento de marketing pode se utilizar de outras ferramentas importantes como o modelo das cinco forças de Porter.
Piramide do Mkt pessoal
Após uma autoanálise, o questionamento deve ser constante como: Em que aspectos você se diferencia de outros profissionais? Nos conceitos de marketing pessoal existem quatros aspectos importantes divididos em uma pirâmide, sendo a base:
Identidade; quem é você? diferenciando por ser único;
Proposta; O que é? Ser original;
Expressão; como fazer; ser coerente;
Relação; como participar; ser autêntico.
Além desta definição podemos complementar com três aspectos importantes na estratégia de carreira, são eles:
- Objetivos e metas;
- A natureza da tarefa;
- A concorrência.
Portanto a partir do momento que se tem a definida a marca pessoal através do autoconhecimento, deve-se estabelecer o plano de ação em busca de alcançar os objetivos da sua marca.
Desta forma o Plano de ação a ser definido deve considerar os seguintes aspectos: Objetivos: O que você almeja? Qual seu publico-alvo? Qual conteúdo utilizar para divulgar a marca? Qual sua estratégia online ou offline? Em relação à conteúdo para divulgar?
autora: Edvânia Savani Savani Perin
fonte: RHPortal