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Não aguenta mais rosa? Nem eu, mas precisamos falar disso!

Finalmente chegou o tão esperado momento para os fãs nas redes sociais: o filme ‘Barbie’ está finalmente nos cinemas do Brasil. Barbie, a famosa boneca, foi criada em 1959 por Ruth Handler, que se inspirou nos hábitos de sua filha, Barbara, com suas próprias bonecas. Para dar vida à icônica figura, Ruth contratou o designer Jack Ryan.

O elenco do filme é repleto de estrelas, a trilha sonora foi cuidadosamente produzida, mas não só isso: a campanha de marketing foi de peso.

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Diante de tantos anúncios e vídeos compartilhados nas redes sociais, é natural que muitos se sintam como se também tivessem sido convidados para a grande festa da Barbie. O entusiasmo é compartilhado por uma infinidade de pessoas no mundo todo.

Se parece que a Barbie está em todo lugar, é porque realmente está.

Outdoors cor-de-rosa com a data de lançamento do filme surgiram em cidades ao redor do mundo, uma Casa dos Sonhos da Barbie foi criada em Malibu para os superfãs no Airbnb.

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Instalação em shopping de São Paulo que replica a casa cor-de-rosa para uma experiência interativa e instagramável. Vagão temático do trem do metro de São Paulo e em Londres, a cabine telefônica tão icônica, apareceu rosa na Tower Bridge. Inclusive se você digitar Barbie no Google, fica tudo rosa.

Produtos licenciados indo desde de sapatos, coleções de roupas e até controles de Xbox da Barbie.

A Mattel, dona da marca Barbie, e a Warner estão vendendo mais do que apenas um filme. Estão vendendo a marca!

Moshe Isaacian, consultor sênior de marca, reuniu em seu perfil no Twitter uma série de ações de marketing e acordos de licenciamento realizados pela campanha da Barbie.

Embora a campanha pareça estar em vigor apenas alguns meses, na realidade, o planejamento está em curso há anos. Existem acordos que demoraram anos para serem concluídos pois fugiam dos licenciamentos regulares que o mercado está mais acostumado a lidar.

Em uma entrevista à Variety, Josh Goldstine, presidente de marketing global da Warner Bros., revelou que a estratégia de marketing foi uma mistura de mídia paga e espontânea. Após a campanha estimular conversas, a divulgação assumiu uma vida própria, com memes circulando, vídeos viralizando no TikTok e uma tendência de influenciadores e parceiros comerciais ansiosos para entrar no jogo. A campanha ganhou um impulso inesperado e se tornou uma sensação viral.

“Vimos isso como uma estratégia de migalhas de pão, onde demos às pessoas pequenos elementos do filme para estimular a curiosidade, pode estimular conversa. Em cada campanha, há elementos de mídia espontânea e mídia paga. Acreditávamos que esta marca tinha a oportunidade de gerar uma mídia espontânea forte. Algumas das escolhas que fizemos estimularam isso. Então, realmente assumiu uma vida própria”

“Alguém tirou uma foto de um entardecer roseado e agradeceu o trabalho do departamento de marketing da Warner Bros. Eu achei isso muito divertido”.

Goldstine também mencionou algumas parcerias menos convencionais, como Crocs e Flo da Progressive Insurance. Ele explicou que algumas dessas parcerias foram acordos de licenciamento com a Mattel, enquanto outras foram marcas que decidiram se associar ao esquema de cores do filme e fecharam acordos com a Warner. A diversidade de parcerias trouxe um toque criativo e inovador à campanha de marketing. Ele ainda destacou como grifes de roupa buscaram a Mattel para fechar licenciamentos.

“A moda, francamente, pulou no trem. As marcas queriam se tornar parte disso porque viram que o filme estava encontrando seu caminho na cultura de uma maneira muito dinâmica. Deixou de se tornar uma campanha de marketing e assumiu a qualidade de um movimento.”

Apesar de tudo certo, Goldstine comentou sobre os desafios que enfrentaram mencionando preocupações com o teaser que faz uma paródia do filme ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’, de Stanley Kubrick (Laranja Mecânica, O Iluminado), feito em 1968 e considerado um dos maiores filmes da história do cinema. Mesmo assim, a equipe de marketing  queria criar algo provocativo.

“Queríamos desafiar as pessoas. Queríamos fazer algo provocativo. As pessoas tinham preconceitos. Pensamos que, ao sacudi-los, poderíamos criar uma tremenda quantidade de curiosidade.”

Embora o teaser, lançado em Dezembro de 2022, já tenha dado o tom do filme (se não entendeu, veja aqui), engana-se quem pensa que é para crianças (classificação indicativa: maiores de 12 anos). Seu foco são mais os adultos, além dos consumidores das bonecas. Seguindo a tendência ‘kidults’, pessoas acima de 12 anos que ganham ou compram brinquedos para si mesma buscando conforto, segurança, familiaridade e diversão em produtos que remetem à infância e que até mesmo, que não puderam ter quando crianças. Acredito que é garantido, depois deste marketing de peso, que muitos fãs ou não, irão ao cinema para formar uma opinião sobre este mar de rosa.

E você, já viu o filme? O que achou? Conte nos comentários!

#CURIOSIDADE: A classificação indicativa para 12 anos permite a exibição de algumas temáticas e elementos sensíveis nas produções. Isso inclui agressão verbal, assédio sexual, atos violentos, bullying, exposição a perigos e situações constrangedoras, entre outros.

Além disso, nos conteúdos relacionados à violência, a classificação 12 anos também permite cenas mais detalhadas, como apelos e insinuações sexuais, linguagem chula, nudez velada e simulações de sexo. Em relação às drogas, as produções podem mostrar o consumo de drogas lícitas ou ilícitas, discussões sobre legalização e referências ao uso dessas substâncias. (+ sobre as outras classificações indicativas de filmes, aqui)

Vale lembrar que no Brasil, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) considera criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquele entre 12 e 18 anos de idade.

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