O surto de COVID-19 afetou todos os aspectos de nossas vidas, incluindo o marketing. Mesmo que sua empresa não esteja relacionada à saúde, é provável que você incorpore a pandemia ao conteúdo e às mensagens. No entanto, é provável que você também tente descobrir exatamente como permanecer relevante, ao mesmo tempo em que é apropriado durante um período sem precedentes. Este guia foi escrito para ajudá-lo com isso. Aqui você vai encontrar:
• Diretrizes para permanecer sensível
• Recursos para garantir precisão
• Sugestões para modificar suas ofertas
• Dicas para acompanhar tudo
O COVID-19 não apenas mudou as tendências de negócios, mas também as prioridades dos consumidores e todo o cenário de marketing. O objetivo deste guia é ajudá-lo a adaptar suas mensagens adequadamente, para que você possa continuar com uma comunicação de qualidade e intencional com seu público e para se manter forte com seus clientes. Vamos começar com o mais importante.
Ser sensível
O COVID-19 impactou os indivíduos em nível pessoal em todo o mundo; portanto, o risco de inadvertidamente parecer insensível ou mesmo explorador é maior do que nunca agora. E com a comunicação de mídia social no auge, um pequeno erro pode significar consequências de longo alcance e de longo prazo para você. Siga estas diretrizes para garantir que você esteja se comunicando adequadamente durante o surto de COVID-19.
Melhor ser sério do que remediar
Embora seja comum e eficaz que as marcas mantenham um tom de conversação, é melhor evitar o uso de humor ou inteligência para fazer isso agora. Mesmo sendo excessivamente casual, pode ser desanimador. Seu conteúdo pode não ser tão colorido ou alinhado com a personalidade da sua marca, mas é muito melhor ser mais sério do que você deseja do que sentir muito mais do que pode expressar.
Recomendamos manter um tom positivo, inspirador e útil. Evite ser bem-humorado, espirituoso ou casual.
O Denny’s é um bom exemplo de desvio do tom, normalmente brincalhão e cheio de trocadilhos (veja à esquerda) para um tom mais sério (à direita).Existe uma maneira certa de tirar a luz da situação
Ser mais sério não significa sombrio. Você ainda pode enfatizar o lado positivo; apenas conheça a diferença entre positividade e humor e entre ser edificante e desdenhoso da situação.
Um e-mail adequadamente edificante relevante para COVID-19.Verifique se há palavras insensíveis
Você sabe que não deve usar trocadilhos, mas lembre-se de que existem várias palavras e frases que antes do COVID-19 eram completamente inofensivas. Por exemplo:
• Assassino (como em um “acordo assassino”)
• Contagioso (“como criar conteúdo contagioso”)
• Termos relacionados à saúde ou a exames (“faça uma verificação de pulso no seu orçamento”)
• Propagação
• Transmissível
• Infeccioso
• Viral
• Reunir
• Evento
Assuma uma posição neutra ou solidária
Se sua empresa ainda estiver operando e for relevante, tenha cuidado com seu posicionamento. Por exemplo, entre as medidas do COVID-19 do governo federal (dos Estados Unidos) está um corte acentuado nas taxas de juros. Para os corretores de hipoteca, “Aproveite agora a baixa taxa de juros!” transmite uma mensagem inapropriadamente emocionante. Por outro lado, “Vamos ajudá-lo a navegar na economia instável” oferece segurança e respeita a gravidade da situação.
Da mesma forma, as agências de marketing e publicidade que chegam a essas empresas devem tomar uma posição não de ajudar as empresas a “capitalizar” nos tempos atuais, mas de ajudá-las a se tornarem o mais visível / acessível possível agora para aqueles que precisam delas.
• Use: “contribuir”, “conectar”, “desempenhar um papel”, “navegar”, “lidar”, “responder”
• Não use: “capitalizar”, “vantagem”, “oferta”, “ganho”, “lucro”
• Cuidado com: “oportunidade”, “aproveitar ao máximo”
Pense na contribuição, não na conversão
Se você é uma das empresas menos ou não essenciais em relação ao COVID-19, ainda há maneiras de permanecer relevante. No entanto, seu motivo aqui não deve ser conseguir mais negócios, mas continuar oferecendo valor ao seu público. As pessoas estão apenas tentando sobreviver agora, então pense em contribuição, não em conversão.
Recentemente, recebi um e-mail da CodeAcademy que incorpora a abordagem de contribuição. Aqui está um trecho do email:
Este não é o momento de converter clientes, mas de contribuir para a resposta COVID-19.Garantindo precisão
Agora, mais do que nunca, tomar as medidas extras para manter a precisão das suas ações ajudará você a manter a confiança que você trabalhou tanto para construir com seu público. Também ajudará você a acompanhar as tendências de pesquisa em mudança e até filtrar seus próprios recursos não confiáveis ??do COVID-19. Aqui estão algumas diretrizes e recursos para ajudar você a se manter preciso.
Use fontes seguras sobre o COVID-19
Um copywriting (copy / redação) eficaz fornece informações e, ao mesmo tempo, entrega uma mensagem maior. Sua mensagem pretendida pode ser “Estou aqui para ajudá-lo”, mas se suas informações forem imprecisas, essa não é a mensagem que será enviada. Na melhor das hipóteses, dirá “sou descuidado” e, na pior das hipóteses, “não posso confiar em mim”.
As informações imprecisas sobre o coronavírus estão em toda parte, por isso, certifique-se de esclarecer seus fatos ao escrever, especialmente para legendas de mídias sociais ou anúncios que podem ser compartilhados. Os melhores locais para obter informações confiáveis ??são:
• Centros de Controle de Doenças
• Organização Mundial de Saúde
• O Departamento de Saúde Pública do seu estado
Em um esforço para minimizar a disseminação de informações imprecisas, o Canva criou uma variedade de modelos gratuitos de mídia social e de impressão, usando informações da Organização Mundial da Saúde. Você pode acessar a coleção de conscientização sobre coronavírus aqui.
Empregue a gramática adequada
A verificação de gramática é essencial, mas é especialmente importante quando se trata de COVID-19. A gramática inadequada pode minar a validade de seus fatos e até alterar sua mensagem. Por exemplo, “o governador instalou um abrigo para a cidade” na verdade significa que um abrigo foi instalado e até implica uma reunião. Pequenos detalhes são importantes. Para esclarecer, veja este exemplo:
Abrigo no local é um verbo (ação): “Aconselhamos que você se abrigue no local”.
Abrigo no local é um adjetivo (descrição): “Instituímos uma política de abrigo no local”.
Verificar detalhes como esse leva um tempo extra e talvez seu público saiba o que você quis dizer, mas é melhor prevenir do que remediar. Além disso, o COVID-19 não é um tópico de tendências; seus efeitos serão duradouros, portanto é provável que seu conteúdo permaneça relevante por um tempo.
Fique otimista, mas não se comprometa demais
É importante inspirar esperança e visão de futuro através dos textos publicados por sua empresa, mas lembre-se de que esta é uma situação sem precedentes; até previsões de especialistas têm precisão questionável. Tudo o que você pode prometer ao seu público é que ficará comprometido em lidar com a situação e atendê-lo da melhor maneira possível. Garantir que qualquer outra coisa, mesmo que para manter o moral, pode sair pela culatra em você.
Modificando suas ofertas
O Google proibiu a publicidade em serviços relacionados a viagens, mas ainda existem muitas empresas que podem e devem anunciar serviços relevantes durante o COVID-19. Apenas certifique-se de modificar seus textos para que apelos à ação sejam apropriados. Além disso, lembre-se de que as coisas estão evoluindo rapidamente; portanto, mantenha suas mensagens o mais versátil possível, para que você não precise atualizar seus textos constantemente. Aqui estão algumas diretrizes e sugestões para CTAs em relação ao COVID-19.
Facilite a urgência
Os botões “Ligar agora” ou “Reservar agora” estão bem; mas direitos autorais de excitação ou escassez, como “Não perca!” ou “Pegue seu lugar antes que seja tarde demais!” não vai ressoar com consumidores ou empresas no momento. Nada é tão urgente quanto o COVID-19, e esse tipo de tom provavelmente fará com que você pareça inconsciente ou ignorante.
Um bom exemplo de como ajustar a urgência de “reservar agora” das mensagensAjuste por relevância
Verifique suas ofertas e verifique se sua cópia está alinhada com as medidas de segurança COVID-19, mudanças no estilo de vida e tendências de pesquisa . Por exemplo:
Altere propostas de valor irrelevantes, como “mais passear com cachorros” ou “mais clientes à sua porta” para algo mais neutro, como “mais leads” ou mais oportuno, como “mais pedidos on-line”.
Reescreva CTAs inaplicáveis, como “adira agora” para instalações fechadas. “Saiba mais” pode funcionar aqui.
Use palavras para reforçar a segurança do seu público-alvo, como “sem contato”, “virtual”, “remoto”, “doméstico”, “disponível para download”, “entrega” e “online”.
Verifique seu conteúdo agendado
Não se esqueça de verificar seus e-mails automatizados ou postagens agendadas quanto à relevância e adequação. Isso pode incluir:
• Primeiro de Abril
• Conteúdo relacionado à Páscoa
• Ofertas de aniversário ou aniversário
• Campanhas de criação automatizada
Se você se sentir sobrecarregado com todas as alterações que precisa fazer na sua copy, lembre-se de que não está sozinho. Todo mundo está tendo que fazer ajustes agora e se estabelecer em novos ritmos. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo.
• Prioritizar: Você não fará (e não deve) fazer as alterações acima em todas as suas cópias. Comece com o conteúdo mais trafegado e o novo conteúdo a seguir em frente.
• Acompanhe suas alterações: crie uma planilha com as alterações feitas para poder acompanhar o que mudar quando as coisas começarem a se estabilizar.
• Não exclua nada: salve suas boas idéias e campanhas com bom desempenho para reintegração no futuro, quando elas forem mais eficazes. As coisas voltarão ao normal algum dia. Um novo normal, mas um normal, no entanto.
Durante o COVID-19 mantenha seus padrões enquanto faz sua divulgação
Com o advento da COVID-19 pode ser uma nova era, e suas mensagens e ofertas podem mudar, mas seus padrões e sua identidade devem ser os mesmos. No final do dia, você ainda está fornecendo informações, agregando valor e transmitindo ao seu público que sua empresa está em sintonia com as necessidades dele.
autora: Kristen McCormick
fonte: WordStream
tradução livre: Google Translator e Iris Freitas Duarte 😛