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Como precificar seu serviço de consultoria em marketing de conteúdo

O inegável crescimento do Marketing de Conteúdo nos últimos anos trouxe também várias dúvidas. Grande parte das empresas ainda está no estágio de reconhecimento do problema e duas dúvidas costumam aparecer neste período: quanto custa um consultor de marketing de conteúdo e o que eu posso esperar deste tipo de serviço.

Diferente da venda de um produto em que o custo fixo é facilmente mensurável e o preço abre pouca margem para negociação, a venda de um serviço segue o caminho oposto. A melhor maneira de explicar e detalhar o preço final do seu serviço é explicando os parâmetros que o levaram até o valor.

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Afinal, o que você pode esperar de um consultor de marketing de conteúdo?

1. Treinamentos corporativos

Um dos pontos cruciais para que uma estratégia de marketing de conteúdo seja bem sucedida é justamente ter a colaboração de todas as áreas da empresa. Como fazer isso? Criando uma cultura em torno da organização em que todos compreendem o seu papel na estratégia e os benefícios que ela pode trazer. Não há jeito melhor de fazer isto do que através de treinamentos, que podem vir em forma de workshops, palestras e acompanhamento.

O preço de um treinamento de marketing de conteúdo pode variar de acordo com o número de horas, com os assuntos abordados e com o número de participantes de cada sessão. Uma sugestão de modelo para iniciar é quebrar o workshop em diferentes etapas. Comece com um de 2-3 horas com a diretoria da empresa e, posteriormente, com um de 3-4 horas com o restante dos colaboradores envolvidos. Seria interessante, no início, ter um momento durante a reunião mensal, por exemplo, para apresentar os resultados alcançados e demonstrar.

2. Estratégia de conteúdo

Para se certificar de que a estratégia do cliente será bem sucedida, é fundamental que ela esteja alinhada à realidade da empresa e que os objetivos, metas e indicadores sejam bem definidos logo no início do processo.

Além disso, um dos maiores benefícios do marketing de conteúdo é, justamente, o poder de mensuração sobre o que tem sido efetivo e o que não. Portanto, é natural e saudável que a estratégia sofra alterações ao longo de sua execução.

Para criação de uma estratégia bem definida será necessário entrevistar clientes e colaboradores, criar e preencher planilhas, criar uma linha editorial, definir a linguagem da empresa, alinhar a comunicação, montar o time de redatores, editor e analistas envolvidos, entre outras práticas. Tudo isso gera um valor, não apenas financeiro, mas também intrínseco.

3. Sucesso no marketing

Como já vimos, é importante definir quais serão os indicadores de sucesso antes de começar o projeto. Assim você consegue calcular a sua eficiência e avaliar se o plano é ou não realizável.

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Vamos conferir um exemplo? Digamos que a empresa do seu cliente tem hoje um Custo de Aquisição de Clientes (CAC) de R$ 5 mil. Ele adquire dois novos negócios por mês – o que significa investimento de R$ 10 mil mensais. Supondo que você tenha um orçamento de R$ 2 mil por mês para investir em marketing de conteúdo e estime converter dois novos clientes a partir do 5? mês. Mantendo esses resultados, você estaria reduzindo o CAC da empresa em 80% do valor atual a partir do 6? mês. Sim, 80% a menos do que a empresa gasta para gerar clientes da maneira tradicional!

Isso tudo sem contar a flexibilidade de escala quando necessário, a diminuição ainda maior do custo no longo prazo, e outras variáveis.

4. Conteúdo otimizado

Quando um cliente pensa em produção de conteúdo, uma imagem muito simples passa em sua mente: um redator sentado escrevendo e ponto. Bom, você sabe que não é bem assim.

Depois que a estratégia estiver pronta, os colaboradores treinados e os objetivos forem definidos, finalmente, chega o momento de produzir conteúdos! Com isto, surge uma série de obrigações e entre elas está a definição da linha editorial que será seguida. Isto significa que mensalmente você vai avaliar se os temas sugeridos estão alinhados à jornada de compra do cliente e como eles se encaixam no funil do marketing da empresa, se todos os esforços caminham na mesma direção e se os resultados alcançados no mês anterior demonstram que estão no caminho certo.

Você também vai precisar gerenciar um time de redatores e editores, o que significa encontrar os profissionais com experiência na mesma indústria, estão inseridos na mesma cultura/região do público-alvo e conhecem o tom de voz e a linguagem da empresa. Também será necessário mostrar a eles o quanto é importante conquistar consistência nessa estratégia – respeitando um fluxo de produção e publicação. Não é uma tarefa fácil e exige o apoio das ferramentas certas.

5. Escopo do projeto

Web analytics, Mídias sociais, Web design, E-mail marketing e Ads são alguns outros pontos que podem ser incluídos no escopo do seu trabalho. Muitas ferramentas poderão auxiliá-lo a promover conteúdo e também a analisar o quão bem vai sua estratégia, para dar o melhor direcionamento. Porém, cada uma dessas táticas também exige um nível de dedicação e tem um custo de aplicação diferente. É essencial que o escopo do trabalho esteja bem alinhado antes do fechamento do negócio.

Conclusão

Espero que os pontos acima ajudem a compreender um pouco melhor o que um cliente final pode esperar de um consultor de marketing de conteúdo e fazê-lo dar ainda mais valor ao seu serviço!

Uma pesquisa informal realizada com os parceiros Contentools demonstrou que o valor final dos contratos de serviços de consultores de Marketing de Conteúdo variam entre R$ 2 mil e R$ 8 mil para pequenas e médias empresas e de R$ 9mil a R$ 20mil para grandes empresas, por mês.

Para se certificar de que você conseguirá entregar o valor prometido na assinatura do contrato, tenha um plano de médio e longo prazo,com duração mínima de seis meses.

Afinal, Marketing de Conteúdo não é uma estratégia para resultados imediatos.

autor: Pedro Clivati
fonte: Blog – Content Tool

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