Aprofundar os conhecimentos sobre o comportamento do consumidor é fundamental para empresas que desejam compreender como seus clientes pensam, o que desejam e como seu negócio pode auxiliar e melhorar suas experiências através dos produtos oferecidos.
Essas informações farão com que a relação entre ambas as partes se estreitem e ainda garantirá a fidelização de uma parcela de mercado para sua empresa.
Para isso, dividimos os estudos básicos do comportamento do consumidor em quatro grandes áreas: características culturais, sociais, psicológicas e econômicas.
Mas antes de entender um pouco mais sobre esses tópicos, vamos focar nossa atenção em um conceito-chave para a compreensão desse conteúdo, o público-alvo.
Definindo seu público-alvo
Antes mesmo de entender o comportamento do seu consumidor, é fundamental que você saiba quem ele é.
É preciso partir de um grupo para tentar entender quais são seus hábitos de consumo, por isso será necessário identificar qual é o perfil típico de quem compra seus produtos.
Saiba qual é seu gênero, sua idade, classe social, formação e profissão. Elenque as informações básicas desse público e crie seu perfil de modo que você consiga visualizar essa pessoa.
Depois disso, você precisará aprofundar seus conhecimentos em quatro grandes áreas, como veremos a seguir.
Características culturais do consumidor
O contexto cultural de uma sociedade define seu comportamento consumidor.
Vamos supor que sua empresa seja uma distribuidora de carne bovina e esteja querendo ampliar seu mercado internacionalmente.
Existirão países em que não fará sentindo investir nesse processo por conta de fatores culturais, como a Índia, por exemplo, onde a maioria da população não consome carne de vaca devido à religião.
Por isso, é importante aprofundar-se nas normas e tradições em que seu público-alvo está inserido, tentando compreender sua organização cultural e assim identificar em quais situações seu produto poderá ser consumido.
Características sociais do consumidor
Dentro dos estudos de comportamento do consumidor, é importante compreender também o aspecto social em que seu público-alvo se encontra.
Defina e entenda suas redes de relação, ou seja, com quais pessoas seu cliente se relaciona e quem são as figuras que os inspiram.
Além disso, é preciso analisar aqui fatores como a escolaridade e formação desse público, o que implicará automaticamente nas preferências de consumo de seu grupo social.
Características psicológicos do consumidor
Este talvez seja o tópico mais subjetivo, mas não menos importante de se aprofundar dentro dos estudos sobre comportamento do consumidor.
As características psicológicas de um público-alvo compreendem muitos fatores, entre eles os valores morais e éticos de uma parcela da população, por exemplo, o que pode implicar na preferência de um ou outro produto disponível no mercado.
Dentro desse universo é possível compreender por quais razões um consumidor adquire ou deseja um produto e, a partir disso, apresentar seu produto como solução para uma necessidade desse público.
Características econômicas do consumidor
É mais que necessário saber qual é a classe econômica de seu público-alvo para entender seus hábitos de consumo.
Ter informações sobre o poder de compra de seu consumidor dará a você uma estimativa do preço de seu produto e uma perspectiva de aumento de lucro para sua empresa.
Mas para isso você deverá saber quais são os gastos que seu público tem, quanto ele dispõe para atividades que tenham relação com a área de atuação de sua empresa e qual é a média salarial dessa população.
São muitas informações para se levar em conta quando o assunto é analisar o comportamento do consumidor, não é mesmo?
Por isso muitas empresas optam por realizar pesquisas que tenham justamente o objetivo de definir o perfil de seu público-alvo.
Esses questionamentos podem ser feitos através da internet ou de forma presencial no momento da compra de seu produto.
fonte: PRINTI