O cold mail é um tipo de e-mail enviado sem que o destinatário tenha solicitado ou dado permissão para esse contato. Normalmente, é utilizado em estratégias de vendas para apresentar um produto ou serviço a potenciais interessados, mesmo que eles não tenham manifestado interesse de maneira direta. É um e-mail simples, mais “limpo”, apenas texto sem html.
Em outras palavras, as empresas buscam identificar seu perfil ideal de cliente e direcionam seus esforços para pessoas que possuam todas as características necessárias para usufruir plenamente da solução oferecida.
Vivenciei um epsódio aqui na IFD Comunicação após receber dois cold email que me fizeram refletir sobre a importância de realizar uma pesquisa aprofundada antes de enviar esse tipo de mensagem. É evidente que algumas equipes de vendas e marketing não têm dedicado o devido cuidado a essa etapa essencial, apenas focando na copy e na captação de emails (geralmente “varrendo” plataformas como o LinkedIn e se você está lá com a posição de CEO, com certeza recebe este tipo de email diariamente).
Um dos casos que chamou minha atenção foi o de uma agência digital que enviou um email para a IFD Comunicação, também atuante no ramo digital. No conteúdo da mensagem, eles destacaram uma “análise rápida” do site, apontando supostos problemas como o site ultrapassado e em plataforma desatualizada, a dificuldade na navegação mobile e a falta de chamadas para ação (CTAs), que prejudicaria a geração de oportunidades comerciais. Ao final sugeriram que fizéssemos uma reunião para que eles pudessem propor um site mais moderno é rápido para a IFD Comunicação.
Diante disso, decidi verificar as informações apresentadas e constatei (o que já sabia) que não estavam corretas. Informei a eles que o site da IFD Comunicação havia sido atualizado recentemente e que a plataforma utilizada estava sempre em dia. Quanto ao número de CTAs, expliquei que essa escolha foi estratégica, pois nosso site tem uma abordagem específica para o público-alvo.
Para ser construtiva, decidi propor uma análise comparativa entre os dois sites – o da agência que enviou o email e o da IFD Comunicação. Utilizei ferramentas confiáveis, como o Google PageSpeed Insight e o GTmetrix, que revelaram pontuações superiores no site da IFD Comunicação em relação ao site desta agência, tanto no desktop como mobile. Com essas estatísticas em mãos, demonstrei através de vários prints, que apesar das boas intenções, havia muito espaço para melhorias também no site deles.
Essa experiência ilustra a importância de fazer a lição de casa antes de enviar um cold email. Pesquisar o prospect em detalhes e compreender suas necessidades reais é fundamental para estabelecer uma comunicação efetiva e evitar constrangimentos. Além disso, é essencial garantir que as informações fornecidas sejam precisas e atualizadas, de modo a oferecer um serviço verdadeiramente relevante ao potencial cliente.
Fica o Aprendizado
Antes de enviar um cold email, certifique-se de que suas informações são corretas e pertinentes ao destinatário, mostrando que você se preocupa em oferecer uma solução que agregue valor ao seu negócio do seu futuro cliente. É assim que se constrói relacionamentos comerciais mais sólidos e bem-sucedidos.
Quer melhorar suas estratégias de prospecção e abordagem? Entre em contato com a IFD Comunicação! Nós podemos ajudar a alcançar resultados efetivos e estabelecer conexões duradouras com seus potenciais clientes.