Pouquíssimos países o têm.Fruto de laborioso e exaustivo trabalho de todos os membros do Conselho Diretor da entidade, o Código de Ética e seu Regimento Interno cumprem o papel de atender aos objetivos estatutários da AMPRO, funcionando como modelo, guia e padrão de comportamento de todos.
Seus princípios norteiam e auto-regulamentam, indistintamente, as relações entre clientes, empresas, agências especializadas ou fornecedores de serviços promocionais, agentes intermediários e consumidores finais. Estabelece diretrizes para funcionamento da Entidade como órgão judicante nos litígios, regulando o processo e o julgamento dos feitos relativos à ética das ações promocionais. Sugere regras de conduta entre as partes, em todos os níveis, autodisciplinando as relações e atuando como instrumento de concórdia.
Dispõe sobre o funcionamento do Cadastro de Idéias Promocionais, definindo procedimentos para registro de planos, idéias, sugestões, projetos etc., preservando o direito autoral e criativo. Disserta sobre a política de remuneração sugerindo alternativas e regras éticas, assim como definindo responsabilidades entre promotores, agentes intermediários e fornecedores. Define normas de cooperação com as autoridades e comunidade, no cumprimento das leis que regem as atividades promocionais, contribuindo para a firme obediência dos seus preceitos éticos e morais inclui recomendações gerais para aplicação dos princípios em todas as formas de promoção de vendas, estabelecendo penalidades e sanções aos infratores.
Refletindo a atual voluntária consensualidade de todos os segmentos do Marketing Promocional, os princípios e fundamentos aqui expostos devem ser apregoados com o objetivo de se promover o adequado funcionamento da livre economia de mercado, dentro de parâmetros consentâneos com a modernidade mercantil, cumprindo-se assim o papel de zelar, respeitar e defender todos os direitos dos consumidores.
fonte: AMPRO