Alguns produtos já nascem com data prevista para serem retirados do mercado. Sim, produtos têm ciclo de vida e precisamos saber a hora certa de encerrar alguns ciclos.
Mas antes de definir isso, é preciso entender que cada produto tem um papel importante na venda. Tem produtos que atraem, que geram fluxo e baixam a margem. Mas também tem produtos que geram boa margem e outros que complementam o sentimento de marca, que podem não trazer nem margem e nem volume.
Além disso você não pode esquecer da curva ABC, mantendo o seu estoque sempre e atualizado, não deixando as pontas de estoque e os itens da classe C, roubarem capital de giro dos Itens da classe A e B, consumindo sua capacidade de gerar resultado.
É como sempre digo, o que você planeja para sua a marca, nem sempre é o que vai acontecer. Então é importante focar no perfil do seu cliente e não atirar para todos os lados, pois não vai atender ninguém.
Por isso é importante ter um plano de sortimento, é aí que você tem que investir o maior tempo da sua companhia, para que seu planejamento se aproxime o máximo possível do planejado de vendas, gerando vendas e margem.
Sobre o ciclo de vida de um produto, podemos entender, como a história completa do produto através de suas fases de vendas: introdução, crescimento, maturidade e declínio. É o conceito de obsolescência planejada, ou seja, os produtos já nascem com data prevista para serem retirados do mercado.
As quatro fases do ciclo de vida do produto são:
Introdução: é a fase inicial da vida do produto ou o período em que o produto é lançado no mercado, tem como característica: baixo volume de produção e de vendas.
Crescimento: é o momento que indica se seu plano de sortimento estava correto ou não.
Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem. Quando o produto atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas.
Declínio: o produto passa a perder participação no mercado, ou seja, é quando as vendas e os lucros começam a cair. Investir tempo na confecção de um bom plano de sortimento, integrando todas as equipes relacionadas a geração de valor, é o que fará a diferença ao final das contas.
autor: Pedro Janot
fonte: Endeavor