7 vantagens para se investir em um site para sua empresa

É seguro dizer que atualmente não existam (ou existam poucas) marcas de sucesso que não tenham um site próprio. Praticamente todos os consumidores buscam informações na internet sobre a empresa da qual desejam adquirir algum produto ou serviço em algum momento antes ou após a compra, e o site da empresa é uma importantíssima fonte de informação.

Ter um site é a presença digital mínima que qualquer negócio precisa ter. Ele é considerado o primeiro passo na presença digital. Mesmo que a empresa não realize vendas online, isso continua sendo verdade, pois essa é só uma das funcionalidades de um site.

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Investir em site para empresas é uma forma de passar informações concretas sobre sua companhia por meio de um canal prático e acessível a todas as pessoas que têm acesso à internet, além de conferir mais autoridade e uma boa impressão para os clientes que entram em contato pela primeira vez.

Para que você entenda melhor como um site pode ajudar a sua empresa (ou mesmo você como profissional) a crescer e a prosperar, listamos as principais vantagens de investir em um site. Confira!?

1. Visibilidade online?

Todos sabemos que a pesquisa no Google é uma das principais ferramentas utilizadas pelos usuários ao buscar algum produto ou serviço específico. Nos dias atuais, é muito menos comum que as pessoas peçam indicação direta de amigos ou familiares. Com isso, o site acabou se tornando uma das principais formas de dar visibilidade online à sua empresa.?

Ter o próprio site da empresa passa mais autoridade para os robôs de busca do Google, permitindo que ele seja encontrado pelo usuário que procura o que a sua empresa oferece. Além disso, há grandes chances de um potencial cliente ter uma impressão ruim se procurar a sua marca e não encontrar nenhum site oficial, diminuindo, assim, a sua credibilidade.?

2. Relacionamento com os clientes?

A presença digital é essencial para estreitar o relacionamento da empresa com os clientes, afinal, são meios pelos quais ele pode entrar em contato e expor suas dúvidas, sugestões e reclamações. Esse relacionamento parte do pressuposto de que o consumidor não possui mais apenas um papel reativo no marketing da empresa, mas, sim, desempenha um papel ativo na sua escolha de compra.?

Para isso, é preciso criar formar de comunicação com o cliente dentro do site, por meio de:?

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• chat em tempo real;
• central de relacionamento para esclarecimento das principais dúvidas;
• publicação de posts e textos sobre problemas enfrentados pelos clientes;
• disponibilização de treinamentos online para os clientes, relacionados ao produto ou serviço oferecido pela empresa.?

3. Aumento das vendas?

A criação de um site para a empresa ajuda no aumento das vendas, mesmo que ela não ofereça e-commerce. Mas é importante considerar que, dependendo do público que consome os seus produtos, a disponibilização de uma loja virtual pode aumentar consideravelmente as suas vendas, pois alguns públicos específicos preferem o consumo online do que o presencial, devido à facilidade e comodidade que proporcionam.

Mesmo que a venda online não aconteça, o site auxiliará nas vendas consultivas. Sendo assim, é importante ter a especificação e o detalhamento dos produtos e serviços oferecidos, de forma que o site seja uma ferramenta que realmente auxilie o consumidor a fazer a escolha antes de se dirigir à loja física.?

4. Mensuração dos resultados

?Os sites para empresas têm ferramentas específicas que permitem a mensuração do desempenho da página. Alguns dados refletem como tem sido o acesso ao site e, consequentemente, os impactos que ele pode trazer para a empresa. Esses dados são:?

• como os usuários chegam até o site;
• quanto tempo os usuários permanecem nele;
• qual a média de compra dos usuários (quando há vendas online).?

Essas informações ajudam o dono do negócio a entender o comportamento dos clientes e identificar quais pontos precisam ser melhorados na presença digital da empresa.?

5. Acessibilidade?

Criar um site para a empresa é uma forma de deixá-la acessível a todas as pessoas em todos os momentos. Afinal, a internet está disponível 24 horas por dia e permite que usuários de qualquer localidade acessem o seu conteúdo, bastando ter um dispositivo com acesso a ela. Por meio de um site, seu negócio é encontrado mais facilmente pelos usuários. Reflita: de nada adianta oferecer um ótimo serviço se as pessoas não têm acesso a ele.?

No caso dos sites com lojas virtuais, a barreira geográfica para compras é vencida, tornando possível que o cliente compre de qualquer lugar a qualquer hora.?

6. Construção de autoridade?

Uma empresa com um site próprio gera muito mais autoridade frente ao cliente do que uma empresa que só tem uma página no Facebook ou não tem presença digital, por exemplo. O site viabiliza maior personalização e organização das informações da empresa, proporcionando acesso facilitado aos usuários online. Para isso, é preciso que o site apresente algumas características:?

• clareza e organização das informações disponibilizadas;
• atualização das informações;
• conforto visual;
• facilidade de navegação para os usuários.?

7. Estratégias de divulgação?

Um site possibilita a divulgação dos produtos e serviços da empresa de forma mais atrativa, visual e dinâmica. Quando bem construído, ele proporciona uma experiência positiva para o usuário, o que aumenta as chances de que ele consuma o serviço oferecido, seja por compra online, seja presencialmente.?

É importante disponibilizar ferramentas que respondam às preocupações dos clientes e forneçam informações que ajudem na tomada de decisão para compra.?

O site para empresas é o primeiro passo que um negócio precisa tomar para ter sua presença registrada no mundo digital, aumentar a credibilidade da sua marca e construir meios de relacionamento com os clientes. Por isso, vale muito a pena investir na sua criação.

autora: Mariana Cigerza
fonte:

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