6 erros que os empreendedores devem evitar em seus planos de comunicação

Se você tem uma ideia de negócio válida e sua empresa está estável e bem estruturada, o próximo passo naturalmente é contar com um plano de comunicação com o objetivo de começar a divulgar os negócios. Um plano de comunicação é essencial para evitar erros dentro da companhia e para que nenhum dos empreendedores tenha problemas com obstáculos que poderiam ser facilmente evitados. Neste post, apontaremos quais são os principais erros que os empresários normalmente cometem em seus planos de comunicação e quais são as características, hábitos, estratégias e ferramentas disponíveis para auxiliar o funcionamento do seu plano. Assim, podemos te ajudar a alcançar as metas e os objetivos selecionados para o seu negócio. Separamos a seguir 6 erros que você deve evitar ao elaborar um plano de comunicação. Vamos lá.

1 – Começar a divulgação sem um plano de comunicação bem definido

Um dos principais erros que as empresas cometem é não contar com um plano de comunicação no momento em que começam a realizar as ações de divulgação e distribuição de um produto. Outro erro comum é criar perfis em redes sociais sem ter os objetivos muito bem definidos e traçados. É muito importante saber qual a rede social preferida e a mais utilizada pelo seu público-alvo. Com um planejamento prévio para definir em qual rede social o produto será divulgado, a empresa conseguirá muito mais resultados, pois escolherá uma que se encaixe com a marca.

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2 – Acreditar que os planos de comunicação são iguais (e podem ser usados com qualquer cliente)

Devemos deixar claro que apesar de algumas empresas estarem no mesmo setor de atuação e de seus produtos serem similares, não se recicla ou se reutiliza um plano de comunicação. Cada estratégia é única, diferente, e deve ser pensada e direcionada para cada cliente individualmente. Os planos de comunicação não são simplesmente planilhas que se podem emprestar a qualquer empresa ou ainda implementar em outras companhias.

3 – Deixar de lado um plano corporativo com estratégias e objetivos claros

Outro erro comum é traçar estratégias que não tenham nada a ver ou que não vão ao encontro dos objetivos, do plano ou do manual corporativo. Tudo deve estar bem alinhado e as estratégias bem amarradas para que o plano de comunicação seja efetivo e traga os resultados esperados. Os planos devem conter orientações claras do que deve ser feito na prática.

4 – Acreditar que é um trabalho individual e não algo realizado em equipe

Todas as equipes da empresa devem trabalhar juntas para criar e colocar em prática o plano de comunicação da empresa. Este não é um trabalho individual, mas coletivo. O importante é descobrir o papel de cada equipe e como cada uma pode contribuir para o plano de comunicação.

5 – Continuar usando as mesmas estratégias mesmo que não tenham funcionado no passado

Existem estratégias que são feitas para cumprir os objetivos e alcançar as metas. Com o tempo e depois de analisar bastante, você consegue avaliar no que vale a pena continuar investindo e no que não vale. Principalmente, quando se trata de avaliar qual é o melhor canal para a sua marca. Por meio dos resultados da mensuração, é possível saber quais são os melhores canais e quais objetivos devem ser deixados de lado. A partir daí, concentre-se nas estratégias que estão dando certo.

6 – Seguir a moda e não descobrir os verdadeiros valores da organização

Existem empresas que cometem erros ao seguir as modas das redes sociais sem avaliar se o que está sendo feito é adequado ao produto ou condizente com os valores da organização. Isso faz com que a imagem da empresa pouco a pouco se desgaste e transmita uma ideia que não desejava transmitir.

autora: Gabriela Moura
fonte: Content Tools

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