Pesquisar
Close this search box.

6 dicas sobre como captar clientes para o seu negócio

Atrair consumidores é a parte mais importante para o fortalecimento de qualquer empresa, principalmente nos dias atuais, já que as pessoas estão cada vez mais ativas na internet. Então, saber como captar clientes mostra-se fundamental.

As marcas que conseguem criar e manter um relacionamento com os seus consumidores acabam conquistando mais confiança, segurança e popularidade.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Assim, é de extrema importância que as empresas invistam em estratégias e conteúdos relevantes para esse público. Afinal, é dessa maneira que a relação cresce e perdura por anos.

Antes de tudo, você precisa conhecer muito bem o seu público-alvo. Por isso, invista na criação de personas para entender o que elas desejam, quais são as suas dores e como você pode ajudá-las a solucionar os problemas. Sabendo disso, fica muito mais fácil usar a estratégia correta para conquistá-las e fazê-las conhecer e interagir com sua marca.

Tendo isso em vista, neste artigo, vamos falar sobre as seis melhores maneiras de conquistar consumidores para o seu negócio online. Em primeiro lugar, todavia, vamos entender o conceito de captação de clientes.

O que é captação de clientes?

A captação de clientes, como pudemos observar pelo contexto, é a atração de novos consumidores para seu negócio. A ideia é que visitantes cheguem ao seu site e façam uma compra ali, tornando-se, de fato, clientes.

Para isso, além de seguir as estratégias que apresentaremos a seguir, é necessário garantir que a experiência em seu e-commerce será positiva. Para isso, certifique-se de que:

• a navegação em sua loja virtual é fácil e intuitiva;
• seu site carrega bem em dispositivos móveis — meio utilizado por boa parte dos internautas para navegar na internet;
• seu e-commerce é seguro para que os clientes insiram os dados pessoais ali — o que pode ser garantido pela instalação do certificado SSL.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dessa forma, as dicas a seguir serão capazes de trazer os clientes à sua loja virtual e garantir as condições necessárias para que as vendas aconteçam.

Estratégias para captar clientes

Agora que sabemos o que é a captação de clientes, hora de conferir as dicas para que sua empresa possa atrair novos consumidores. Vamos a elas:

1. Marketing de conteúdo

A primeira maneira de conseguir consumidores é através do marketing de conteúdo. Como você deve saber, tal produção é uma ferramenta extremamente importante para atingir o público-alvo e obter engajamento. Nesse contexto, um blog com artigos informativos relacionados ao seu nicho são uma ótima estratégia.

Como hoje em dia as pessoas têm a necessidade básica de se comunicar com as marcas e expressar o que pensam e sentem sobre os mais diversos assuntos, o conteúdo também deve ser trabalhado nas redes sociais.

O melhor tipo de publicação é aquela que permite que os usuários possam conversar, aprender e compartilhar ideias junto da empresa. Não coloque o foco da sua página inteiramente em posts de divulgação dos seus produtos, pois o que realmente interessa para o público é enxergar o seu negócio como um perfil comum, um amigo próximo nas mídias.

Com essas postagens diferentes, interessantes e até engraçadas, as pessoas acabam criando uma relação afetiva com a marca e passam a consumir os produtos ou serviços que lhes são oferecidos.

2. SEO

Para conquistar espaço e atingir mais pessoas, é muito comum combinar o marketing de conteúdo com o Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO. Esta ferramenta traz visitas orgânicas (ou seja, sem que seja necessário pagar para que anúncios sejam exibidos) para o site, por isso, é chamada de otimização dos mecanismos de busca.

Como o Google é o principal site de buscas no mundo, o investimento no SEO é fundamental quando se fala de sucesso ou fracasso de uma empresa nas pesquisas de internet.

Ao usar as palavras-chave corretas, o conteúdo fica melhor posicionado organicamente, sem gastar um centavo para isso. Quanto melhor a colocação, mais bem visto pelo público você será. Pesquisas revelam que o usuário brasileiro, em média, não costuma passar da primeira página de resultados ao procurar algo — ou seja, se o seu site estiver nela, você tem mais chances de obter visitas.

Além disso, é preciso também pensar nas pessoas que não sabem como encontrar o que desejam e estão pesquisando no Google. A grande sacada do SEO é utilizar palavras-chave dentro do site, a fim de fazer com que os mecanismos de busca percebam que tal página realmente trata dos conteúdos buscados.

Deixando claro através de posts e frases espalhadas pelo site, o Google fica mais confortável em mostrar seus materiais acima de outros blogs que não souberam utilizar o SEO da melhor maneira. É interessante tirar um tempo para estudar um pouco mais sobre esse mecanismo, já que é uma ferramenta muitíssimo importante para lhe dar visibilidade no maior site de buscas do mundo.

3. Vídeos

Ainda falando sobre marketing de conteúdo, mas fugindo um pouco do conteúdo em texto, entra o protagonista absoluto do marketing atualmente: o vídeo. Se você procura engajamento, impulsionamento e repercussão, esta é a melhor forma de conseguir.

Os vídeos estão cada vez mais infiltrados no jeito de o consumidor interagir não somente com as marcas, mas também com as pessoas. Todas as redes sociais oferecem esta possibilidade, afinal, é o que o público procura. Captar clientes através do investimento em vídeos é muito inteligente, pois, além de obter atenção, a marca ainda cria mais força no relacionamento.

É interessante investir em conteúdos informativos, divertidos, engraçados e diferentes. Muitas marcas já fazem parcerias com youtubers e outros influenciadores digitais em seus vídeos, o que traz bastante retorno. E aí entra novamente o primeiro passo: conhecer o seu público-alvo. Se a sua persona se interessa por certos temas e personalidades, é uma ótima escolha utilizar isso a seu favor.

Apesar de dar mais trabalho do que criar imagens ou textos, os vídeos geram bastante engajamento, o que é ótimo para trazer visibilidade para a empresa. Tente publicá-los com regularidade, não só em datas especiais. Assim, você se diferencia de outras marcas que postam somente em feriados e comemorações.

4. E-mail marketing

Diferente do que as pessoas pensam, o e-mail marketing continua firme e forte como uma ótima maneira de captar clientes para o seu negócio. Possibilitando que você produza conteúdos exclusivos para a sua lista de contatos, o e-mail também permite que a relação construída aumente ainda mais o número de visitas para o seu site.

Depois de atingir um certo número de pessoas no catálogo, torna-se praticamente impossível lidar com cada um, já que a tendência é crescer de centenas para milhares. Um dos benefícios de apostar no e-mail marketing é que o investimento financeiro para o sucesso é mínimo. Existem, inclusive, muitas ferramentas de e-mail marketing grátis que você pode utilizar.

O que citamos anteriormente em marketing de conteúdo vale para o e-mail: não o torne apenas uma vitrine para os seus produtos, isso irá afastar o seu cliente, podendo fazer até com que ele canse da sua empresa e não queira mais receber suas mensagens.

Crie conteúdos interessantes sobre o seu segmento, como dicas valiosas e questionamentos que tragam engajamento e evitem que seus próximos e-mails caiam na temida lista de Spam.

Lembre-se que todo mundo gosta de se sentir exclusivo. Por isso, fazer uso de ferramentas de automação é uma ótima forma de expressar para cada um dos seus leads que eles são especiais, além de poder enviar e-mails sobre um tema que apenas certa parte do seu público se interesse e em horas que você predeterminar.

Palavras persuasivas são extremamente válidas na hora de redigir um e-mail, por isso, use e abuse! As pessoas precisam sentir que você está agradecido por ter a oportunidade de interagir com elas, então pense bem nos termos que irá utilizar.

5. Tráfego pago

Falamos acima sobre a melhor ferramenta de aumentar o número de visitas organicamente, o Search Engine Optimization (SEO). E agora é hora de apresentar o carro-chefe do Google: o Ads, ferramenta focada em anúncios com base no uso de palavras-chave.

A maior empresa de buscas no mundo traz resultados praticamente de imediato e garante que sites se posicionem na primeira página de buscas. Afinal, eles estão investindo dinheiro nisso.

Tipos de anúncios no Google Ads
O anunciante pode desenvolver as peças da maneira que preferir, determinar quanto deseja investir por dia e onde exibir os anúncios, tendo três opções oferecidas pelo Google:

• Rede de display, ou seja, banners em sites de conteúdo do Google e parceiros que não pertencem à empresa, mas que utilizam os mesmos algoritmos e propagandas;
• Rede de pesquisa, isto é, anúncios nas páginas de resultado. Eles são exibidos não somente o Google, como também outros sites menores de busca que usam os mesmos mecanismos;
• Outros produtos do Google, como YouTube (uma das maiores plataformas do mundo) e Gmail.
Como você viu, quanto maior for o investimento no Google Ads, em mais domínios você aparecerá e, consequentemente, mais visto será.

A estratégia mais importante é pensar em quais palavras-chave devem ou não ser compradas. Assim como o SEO, isso será determinante para o sucesso do seu investimento, mas desta vez haverá dinheiro envolvido. Por isso, todo um estudo precisa ser feito antes.

Os anúncios do Google são um mundo à parte que trazem resultados imediatamente, dependendo apenas de o anunciante saber a melhor maneira de utilizar a ferramenta. Uma ótima vantagem da empresa de buscas é que eles disponibilizam funcionários 24 horas por dia, que estão dispostos a ajudá-lo com qualquer dúvida que aparecer quando estiver montando os seus anúncios.

Para comprar as melhores keywords, é necessário conhecer muito bem o seu público e a sua empresa. Pense em quem se interessaria pelo o que você oferece e em como pesquisaria por isso.

O tráfego pago em conjunto com o SEO traz resultados exorbitantes. Por essa razão, vale a pena o investimento. Não se esqueça de que quanto mais específicas as escolhas forem, melhor para o seu negócio.

6. Recompensas digitais

Todo mundo gosta de receber recompensas, certo? Imagine como a sua relação com os seus clientes ficará quando você oferecer algo em troca dos dados de contato deles.

Captar consumidores não é uma tarefa fácil. No entanto, você pode utilizar essas gratificações como forma de agradecimento. O mais comum é disponibilizar e-books com conteúdos interessantes de maneira mais aprofundada após receber o contato do cliente, como e-mail ou telefone.

Além disso, você também pode oferecer vídeos inéditos, exclusivos e informativos. Lembre-se de que recompensas ficam na memória das pessoas, o que faz com que elas pensem na sua marca de modo especial, principalmente se realmente usarem o conteúdo recebido em suas vidas.

Criar e gerar tráfego para seu site, além de fortalecer o relacionamento, é fundamental na hora de pensar em como captar clientes.

Existem várias formas de lançar o seu produto, como a gravação de vídeos e a realização de webinários. Não deixe de investir em cada uma das ferramentas que falamos. Afinal, a internet e as redes sociais são os melhores canais para fortalecer a sua relação com os seus consumidores.

autor: Felipe Ferreira
fonte: Diga Ai Blog / NuvemShop Blog

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *