O Whatsapp atingiu a marca de 130 milhões de usuários no Brasil e se tornou uma grande ferramenta de marketing para negócios, principalmente entre profissionais autônomos, pequenas e médias empresas.
Para se adequar neste meio e compartilhar pelo celular informações de contato de uma forma mais fácil, eficiente e impactante, o cartão de visita digital e interativo tem ganho bastante espaço. Mais barato para se desenvolver, já que dispensa a parte da impressão, ele ainda oferece mais recursos que o tradicional e atemporal cartão de visita impresso.
Este cartão nada mais é do que um arquivo em PDF, moderno e atrativo visualmente, com apenas um clique seu contato tem à disposição ícones interativos que ao serem tocados executam determinadas ações, como por exemplo:
Redes Sociais (Instagram, Facebook, Twitter, Snap, LinkedIn…): Ao tocar no ícone o cliente será redirecionado para para a página/perfil da empresa da rede social respectiva.
Telefone: Ao tocar no ícone, o smartphone do seu cliente automaticamente fará uma ligação para seu telefone.
WhatsApp: Tocando no ícone, o celular abrirá sua tela de contato para que seu cliente possa interagir com você, com isso você já amplia sua rede de contatos.
E-mail: Ao tocar no ícone de e-mail, automaticamente o celular abrirá o app de e-mail com seu endereço já escrito no campo de envio. O cliente terá apenas o trabalho de escrever a mensagem que te enviará.
Localização GPS: Ao tocar nesse ícone, o sistema de GPS do celular abrirá automaticamente guiando seu cliente para o endereço da sua empresa. Tudo simples, prático e rápido.
QR Code: Seu cliente pode scanear o código e automaticamente seus dados são inclusos na agenda de contatos/telefônica do celular dele. Para ler um QR Code a partir do smartphone, é necessário que seu cliente tenha instalado um aplicativo para esta finalidade. Atualmente, este leitor já é nativo em alguns aparelhos.
UBER: Ao tocar no botão automaticamente o aplicativo se abre com a localização da pessoa e já pronto para solicitar o motorista.
Além das informações mais comuns, atalhos para seu site, ainda pode ser usado canal do YouTube, Waze, Ifood, agendar reunião e etc, o mesmo formato pode ser usado para criar uma vitrine com produtos à venda, um currículo interativo e até mesmo um cardápio.
Sem necessidade de baixar nenhum aplicativo específico no celular para sua visualização, o cartão de visita digital e interativo pode ser compartilhado quantas vezes for necessário com seus contatos e eles podem também compartilhar com outras pessoas contribuindo para divulgação do seu negócio. Devido a grande procura destes tipos de cartão você já encontra pela internet diversos tutoriais, inclusive em vídeo, com todo passo a passo usando tanto softwares profissionais quanto aplicativos pagos. A grande maioria destes tutoriais logicamente ensinam algo bem básico, afinal, o restante do impacto do cartão interativo está no seu visual e isso vai depender bastante do senso estético e do conhecimento que a pessoa que fará o cartão deve ter para fazer algo com qualidade.
Alguns destes tutoriais indicam, além do WhatsApp e outros mensageiros do tipo, a possibilidade do envio do cartão também por email mas fica aqui uma pequena observação: arquivos anexados ao e-mail tem grandes chances de cair no spam. Outro ponto são aquelas pessoas que tem receio de baixar arquivos mesmo sendo compartilhados por conhecidos, em tempos de vírus se disseminando pelo WhatsApp é algo que se deve considerar.
Desde que surgiu o finado Flash e a possibilidade de enviar cartões animados por Bluetooth (eu tive um – rs) e isso tem bons anos, ouço pessoas dizendo que o cartão de visita tradicional vai morrer, e contrariando alguns iniciantes da área agora animados com este formato que pode ser enviado pelo WhatsApp continuo achando o mesmo, para mim o cartão de visita tradicional é atemporal. Talvez este novo formato vem para somar, mas não acredito que vai substituir algo de vez. Aguardemos…
NOTA IFD: Se você quer para seu negócio um cartão de visita digital e interativo com um layout mais profissional que ajude a impactar seus clientes causando aquela primeira boa impressão, entre em contato conosco e faça seu orçamento.
Respostas de 2
Estava lendo recentemente sobre, tá ganhando bastante espaço nos meios digitais, ótima matéria, bem completa.
Obrigada! Reuni tudo que tinha aqui 😉