Hoje em dia sabemos que praticamente toda foto publicada em uma revista passa por algum tipo de retoque no Photoshop. Bons tempos em que víamos as fotos e podíamos confiar que elas não foram editadas, não é? Bem… não.
Em 1930, o fotógrafo George Hurrel fotografou a atriz Joan Crawford para a divulgação do filme Laughing Sinners. O negativo foi entregue a James Sharpe, especialista em edição, que passou seis horas retocando a imagem – algo que hoje leva uns 10 minutos. Ah, a tecnologia…
Antes
Depois
Segundo usuários do Reddit, as ferramentas Dodge e Burn do Photoshop são inspiradas nas técnicas manuais. Elas foram amplamente utilizadas para retocar fotografias do início do século passado até o surgimento dos softwares.
A técnica Dodge consiste em colocar uma sombra sobre o negativo, deixando menos luz chegar ao papel fotográfico e tornando o resultado mais claro. Já a Burn é o contrário: faz-se uma sombra em toda a figura, menos num ponto, que recebe mais luz e fica mais escuro. Como no processo manual não havia Ctrl + Z, errar significava começar tudo de novo…
fonte: Hypeness