Você já entendeu o valor do design e percebeu como ele pode mudar a perspectiva do seu negócio. Mas o design não é um processo que faz parte apenas da concepção da empresa, da criação da logotipo ou do desenho do produto. Ele deve estar presente o tempo inteiro e ser renovado: seja para adequar-se as necessidades do cliente, seja para expandir-se para novos mercados ou simplesmente para atualizar a estética.
Nesse ponto, há dois caminhos a seguir: o realinhamento ou redesign. Cada um deles se adequa a um momento. Veja qual deles é o que você precisa:
Realinhamento: seu produto não precisa de mudanças bruscas, apenas ajustes ou atualizações para manter-se dentro do padrão de qualidade. Mudar alguns detalhes ou solucionar pequenos problemas, sem alterar o design como um todo, é uma boa estratégia para atender as demandas do cliente. O realinhamento é uma forma de mostrar ao mercado que seu produto tem atenção constante e que a empresa está preocupada em agradar o usuário. Geralmente, esses ajustes são precisos e objetivos e não afetam a rotina de uso do produto ou serviço. O realinhamento é um trabalho que precisa ser feito constantemente.
Redesign: quando a estrutura de um site, a cara de um produto ou a logotipo de uma empresa passa por total reformulação. Aqui a equipe de design começa do zero, investigando os problemas anteriores, mas propondo soluções completamente novas. Passar por redesign é uma boa estratégia quando o serviço não é bem aceito ou o produto passa por queda de vendas. A medida não é uma boa opção quando os problemas são pontuais. Uma consequência: o cliente sentir-se perdido em uma interface totalmente nova.
O redesign costuma acontecer em datas comemorativas ou quando a empresa passa por reposicionamento de mercado.
Avalie com sua equipe de design qual é a melhor pedida para a sua empresa. Estar atualizado é fundamental para não perder vendas, ganhar mercado e ser competitivo.
fonte: Sebrae Minas Gerais Design