A escolha da cor errada quando fazemos um logotipo, pode ser um tiro no próprio pé e designer que não sabe o mínimo de psicologia da cor, não é designer. É preciso insitar cada sentido possível na criação de um trabalho, seja ele subliminar ou não! Abaixo seguem alguns bons exemplos de aplicação da teoria, juntamente com o significado de cada uma.
VERMELHO
Ação, aventura, agressividade, sangue, perigo, energia, excitação, amor, paixão, força e vigor.
Esta é uma cor quente intensa, muito usada para demonstrar conflito de emoções tal como o amor e a paixão. Esta cor normalmente afeta a pressão sanguínea e a fome, por isso é muito usada para incitar emoções fortes ou a vontade de comer.
Red Bull: 1987 – Designer desconhecido
Red Bull fez um ótimo uso do vermelho, já que se trata de uma bebida energética, embasada por slogans como “Red Bull te dá asas!”. Com um detalhe análogo de amarelo ao fundo, a paleta de cores fica completa.
ROSA
Apreciação, delicadeza, feminilidade, floral, gentileza, gratitude, inocencia, romantismo, leveza e tranquilidade.
O Rosa é a cor mais feminina de todas, pois esta cor nos tras a sensação de delicadeza e inocencia. É uma cor suavizada do vermelho e expressa a visão das garotinhas, balas de goma e doces. Comumente associada a causas feministas ou que levem a bandeira feminista, tais como a luta contra o câncer de mama.
Barbie: 1959 – Designer desconhecido
Neste caso do logo da Barbie, é perfeita a utilização da cor, já que a boneca destina-se a garotinhas. A letra manuscrita reforça o fato, já que parece escrito por uma menininha.
LARANJA
Criatividade, alegria, entusiasmo, diversão, alta espiritualização e juventude.
Lembrando que o laranja é feito da junção de amarelo com vermelho e pode representar atributos de ambas as cores. O laranja é menos intenso que o vermelho, o que representa a jovialidade, também usado para mostrar divertimento, alegria e estimular o apetite.
Nickelodeon: 1984 – Tom Corey, Fred/Alan Inc., Scott Nash
O laranja foi uma escolha perfeita para a Nickelodeon que tem a maioria de sua audiência, composta por crianças. O laranja é divetido, puro e jovial, o que representa também a grade de programação do canal. A tipografia divertida e o fundo composto por pingos de tinta, só reforçam o conceito de diversão.
AMARELO
Cuidado, gratidão, covardia, curiosidade, felicidade, aflição, alegria, positividade, energia solar e aquecimento.
Como o vermelho, o amarelo pode ter mensagens conflitantes. O amarelo é claro e bem visivel, por isso é tão usado no transito e estradas, em contraponto com a paisagem. Em logotipos, ele é comumente usado para designar atenção, criar alegria e aquecimento.
McDonald’s: 1962 – Jim Schindler
Todos nós sabemos do sucesso da franquia Mc Donald´s e seus arcos formando o M, além é claro, de seu slogam “I´m lovin´it”. O logo usa paleta de cores análogas, assim como Red Bull, a diferença é que neste você tem predominancia de amarelo, já que o foco principal são as crianças, diversão e felicidade. O vermelho funciona bem como estimulador de fome e aumento da pressão sanguínea como consequência. Graças a esta combinação, muitos outros logos de redes de alimentos passaram a utilizar esta paleta, com sucesso.
VERDE
Ambientel, ecológico, frescor, calma, harmonia, saúde, inexperiência, dinheiro, natureza e tranquilidade.
O verde representa a vida na maioria de suas aplicações. É uma cor muito agradável e neutra, podendo ser considerada em alguns casos quente e em outros fria. Graças a estas propriedades e a representação de natureza, muitas empresas tem usado esta cor.
Animal Planet: 2008 – Dunning Eley Jones
Escolha perfeita para um canal focado na natureza e nos animais. Muitos não gostam deste logo e ele tem alguma polêmica por tras, mas todos tem que concordar que as variações de verde funcionam muito bem para esta empresa, representando os tons de uma floresta.
AZUL
Autoridade, calma, confidência, dignidade, estabilidade, lealdade, poder, sucesso, segurança e confiabilidade.
Esta é a cor mais usada em logotipos e definitivamente a cor das companias de automóveis e tecnologia, por passar a ideia de confiabilidade com segurança. Muitos logos políticos também andam utilizando variações de azul por suas propriedades.
IBM: 1972 – Paul Rand
O azul da IBM representa uma empresa estável, segura e confiável. No Rebrand de Paul Rand ele acrescentou 8 cortes horizontais nas letras, para mostrar dinamismo e velocidade.
ROXO
Cerimônia, alto valor, fantasia, justiça, mistério, notoriedade, realeza, sofisticação e espiritualidade.
O roxo é uma combinação de vermelho e azul trazendo características de ambas as cores mas com força de realeza ou luxúria. É amplamente usado em muitos logos de lojas de produtos finos.
Hallmark: Designer desconhecido
O slogan do Hallmark é “Quando você se importa o suficiente para mandar o melhor.”, nada mais perfeito do que usar o roxo em sua logomarca, para mostrar este sofisticação e realeza, que fica ainda mais reforçado pela coroa estilizada no topo.
MARROM
Calma, profundidade, terra, natureza, rascunho, riqueza, simplicidade, seriosidade, submissão, cacau, café, utilidade e madeiramento.
Muito usado em logos relacionados a construção ou empresas relacionadas a natureza e seus produtos. É uma cor mais quente, mas no sentido de aconchego.
UPS: 1961 – Paul Rand e 2003 – FutureBrand
UPS usa o marrom como forma de se diferenciar de seus concorrentes (USPS e FedEx). O primeiro logo era um tanto quanto sem graça usando apenas o marrom, mas em 2003 com o rebrand e a adção de laranja na composição, trouxe mais sofisticação, mais credibilidade.
PRETO
Autoridade, rigidez, classico, conservador, formalidade, mistério, seriosidade e tradição.
Preto é tecnicamente a absorção de todas as cores. Por conta disso ele representa a autoridade, rigidez, elegância e tradição. Pode ser encontrado em muitos logos com simplicidade e sofisticação.
James Bond 007: Designer desconhecido (© 1962 Danjaq, LLC e United Artists Corporation)
Qual o agente mais elegante, sério e sofisticado do mundo? Pois é, seu logo é todo preto, até para demonstrar o mistério em torno de um agente secreto e funciona muito bem.
CINZA
Autoridade, mentalidade corporativa, humildade, praticidade, respeito, estabilidade, humilhação e neutralidade.
Cinza é um tom entre branco e preto, decorrente disso ele mistura de ambos, está em um ponto entre as dualiades como o bem e o mal, normalmente ele vem acompanhado de outra cor, já que combina com a maioria por ser uma cor mais neutra.
Cristais Swarovski: Designer desconhecido
O logo da luxúriosa marca Swarovski é todo feito em cinza para representar os cristais e strasses da marca, que são predominantemente cinzas ou prateados, mas neste caso também foi aplicado para representar respeito e autoridade, que são consequências da história de conquistas da marca que já tem mais de 100 anos.
BRANCO
Limpeza, inocência, paz, pureza, refinamento, esterilidade, simplicidade, confiabilidade e rendimento.
Branco é universalmente a cor da paz e da pureza, mas cuidado, em culturas como as orientais, o branco representa a morte e deve ser evitado. Muito usado em logos com jogos de negativo/positivo, ou com textos reversos.
Girl Scouts: 1978 – Saul Bass
Embora o verde predomine neste logo, ele faz ótimo uso de espaços negativos em branco, formando o contorno da face das moças. A combinação toda e o jogo de positivo/negativo, passam uma imagem de pureza e inocência.
CONCLUSÃO
Assim como o grafismo e a fonte, a cor é algo muito importante em um logotipo, já que normalmente toda a identidade da empresa vai variar das cores do logo, o que pode ser um sucesso ou um desastre. O uso consciente e inteligente das cores só tende a agregar ainda mais valor e endossar a mensagem que se quer passar. Existem hoje vários sites na internet, como o Kuler, para escolher combinações adequadas não somente para logos, mas para qualquer projeto. Portanto, experimente, estude melhor cada cor e faça uso conciente delas e terá sucesso na certa.
fonte: www.logocritiques.com
adaptação e texto: Domenico Justo site www.designontherocks.com.br
Respostas de 2
Obrigado por essas informações! Eu já conhecia a maioria e sei que a psicologia das cores no processo de criação de um logo influencia muito. Abraço!
caramba ._. eu ja li que até as formas do produto, como condicionadores e pá, são estudados pra chamarem mais atenção, com um formato diferente e tudo mais. esse truques de marketing são bem ocultos, não é qualquer um que sabe se ta comprando porque gosta ou pq chama atenção :T