Você pode viajar mundo inteiro, mas ao entrar em qualquer loja de redes como McDonald’s ou Burger King, por exemplo, a aparência vai ser a mesma: logos com cores vibrantes, os quais o amarelo e o vermelho saltam aos olhos.
Tudo é muito bem pensado, como a maneira como os produtos são anunciados para estimular o apetite e fazer você salivar por um lanche da marca, até as fotos dentro da lanchonete para fazer o cliente passar pela porta e querer voltar várias vezes. Com os logos não poderia ser diferente. Mas o que essas grandes redes de fast food têm em comum? Elas utilizam o amarelo no logo. McDonald’s, Burger King, Pizza Hut, Taco Bell, Subway. Todas possuem a cor amarela no logo.
Segundo um estudo do periódico Management Decision, feito em 2006, a maior parte das pessoas decide se vai comprar algo em apenas 90 segundos. Entre 62% a 90% dessas pessoas realizam essa escolha, ainda que inconscientemente, baseada nas cores que vê.
Por isso, esse é um fator crucial na hora de uma marca anunciar o seu produto e chamar clientes para a sua loja. Mas por que o amarelo? Porque ele reforça os sentimentos de conforto e confiabilidade. Segundo o jornal Metro, do Reino Unido, só de você avistar o logo de uma dessas redes, já faz com que seu corpo produza uma sensação de felicidade e bem-estar.
Muitas redes de fast food também utilizam a cor vermelha no logo, o que, segundo o Daily Mail, pode estar associado ao sentimento de fome. A combinação dessas cores é chamada de teoria do Ketchup e da Mostarda, o que faz com que o cliente queira parar na loja para poder comer algo.
“O marketing precisa conectar as pessoas emocionalmente, criando histórias, alimentando as esperanças, correspondendo a sonhos e expectativas”, disse ao Metro Nikki Hesford, consultora de marketing e fundadora do Business Academy. Segundo a especialista, a cor tem um papel fundamental devido à maneira como as pessoas processam esse tipo de informação. “Conscientes ou não, as cores têm conotações e fazemos julgamentos imediatos com base nisso”, afirmou. A escolha errada dessas cores, ressalta Nikki, é extremamente prejudicial para o negócio e pode ainda enfraquecer a marca.
fonte: Época Negócios