Etapa 2
A sua idéia é boa? Como saber?
Ter um negócio na Web requer muito tempo de análises e reflexões. Nem tudo que existe no ciberespaço alcançou ou alcançará o sucesso tão almejado.
Para ser diferente nesse espaço disputado requer muito trabalho e dedicação. Então como constatar que uma idéia é realmente boa?
A primeira coisa que se deve fazer é identificar se você tem um negócio em mente ou somente uma idéia. Para sobreviver entre os grandes na Web, é imprescindível saber essa diferença. Portanto a idéia deverá ajudar você a responder algumas questões, como:
– Qual será o objetivo do meu site?
– Qual será o meu público alvo? (Saber as necessidades, habilidades e interesses).
– O serviço que vou oferecer trará público ao meu site? Por quê?
– O que vou oferecer já existe na Internet? Se já, qual é o meu planejamento para diferenciar o serviço?
– O site atrairá pessoas diferentes? Quais? Quais as suas áreas de interesse?
– Quais serão as tecnologias utilizadas para o desenvolvimento do projeto?
– Quais as informações que serão atualizadas? E com que freqüência?
– Será necessário obter dados do cliente? O que será preciso e porquê?
– Quem hospedará e dará manutenção em meu site? (Avalie a empresa e os profissionais envolvidos).
– Quais os profissionais que precisarei contratar?
– Quanto tudo isto irá custar?
– Qual o meu planejamento para a divulgação?
– O serviço que vou oferecer gerará receita? Como?
– Qual o meu planejamento para daqui 5 anos? O que espero e porquê?
– Tenho interesse em projetar sozinho ou pretendo buscar uma incubadora para me ajudar?
Após a análise dessas questões, você estará com um grande esboço, contendo as principais informações com relação ao seu projeto. Com isso, poderá constatar se está preparado para ter um negócio no ciberespaço e confirmar se a idéia é realmente boa.
Entretanto, se você não conseguir responder a todas as questões, não se desespere, isso não significa que sua idéia é descartável.
Você necessitará, parar e fazer uma análise mais profunda do que realmente deseja para o seu site ou procurar um profissional especializado para lhe ajudar, podendo procurar por empresas especializadas em consultoria.
Dica: Antes de sair mostrando sua idéia por aí, redija um documento de “Compromisso de Sigilo” (“non-disclosure agreement”) e não tenha medo de pedir a empresa para assinar, assim sua idéia estará preservada.