Um texto bem interessante com as 5 etapas mais importantes na construção de um website:
Etapa 1
Não existe fórmula para fazer sucesso na Internet, mas o fator que faz a diferença entre os “Sites de Sucesso” e os “Sites sem Sucesso”, é o planejamento.
Não adianta ter simplesmente uma excelente idéia, e sair correndo atrás de empresas para financiar seu negócio, ou colocar a mão na massa. É importantíssimo preparar o “Plano de Negócios” ou “Business Plan”. Nenhum investidor receberá você sem ele.
Este documento é uma mistura de carta de referência com plano de ação, ou seja, uma espécie de mapa para guiar os desenvolvedores e os funcionários que trabalharão na sua empresa, assim como, convencer os futuros investidores ou parceiros a investir em você.
O Plano de Negócio é uma ferramenta poderosíssima para o futuro empreendedor, pois ele ajudará a organizar as idéias, a responder as perguntas mais difíceis dando margem à visão sistêmica e coerente do projeto; também cronometrará as metas traçadas tornando menor a margem de erro.
Sua elaboração inclui vários outros planejamentos. É através do Plano de Negócios que se define os Planos de Marketing/Divulgação, o Operacional, o Financeiro e o Administrativo, que fazem parte do Plano Estratégico da sua empresa, e é com esses dados que você mostrará os diferenciais de seus serviços.
Nele conterá:
– Os objetivos e metas a serem alcançadas;
– A organização hierárquica da empresa;
– Os métodos de acompanhamento de desempenho do empreendimento;
– Os mecanismo de captação de recurso;
– Público alvo;
– Mercado em que a empresa estará inserida;
– Os fatores de motivação de visitação do site;
– Conteúdo que será desenvolvido;
– Cronograma de atividades, e todas as informações necessárias para sua elaboração.
A elaboração da estratégia está ligada diretamente com o Plano de Marketing.
Uma boa estrutura de Marketing/Divulgação, definirá a audiência que o site receberá. Nunca se esquecendo que é através da visitação, que o seu site despertará a atenção dos investidores e futuros parceiros.
Para ter lucros com um empreendimento na Web é necessário ser arrojado, inovador e saber cativar os futuros clientes que usarão o serviço.
Através de um planejamento bem feito, pode-se analisar pontos fracos/fortes que poderiam passar desapercebidos, com isso evitar falhas no seu desenvolvimento que acarretaria no fracasso do empreendimento.
O planejamento estratégico pode ser definido em algumas etapas:
– Análise do mercado onde irá atuar;
– Criação do “Plano de Negócio ou Business Plan” para o público externo;
– Criação do Planejamento de Marketing/Divulgação;
– Criação do Planejamento Operacional;
– Criação do Plano Administrativo;
– Criação do Planejamento Financeiro.