O que é preciso para chamar a atenção do cliente na internet e aumentar as vendas da sua pequena empresa? Camila Farani, especialista em startups, afirma que para tirar proveito do meio é preciso utilizar as ferramentas corretas. “Não basta apenas anunciar um produto ou serviço pela internet e esperar pelo retorno lucrativo do mesmo”, afirma.
“Empresário que quer melhorar o marketing digital, ele quer começar pelo site”, afirma Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, empresa especializada em marketing digital para pequenas e médias empresas. Entretanto, ele recomenda que pequenos empresários dediquem mais tempo ao conteúdo do que no layout da plataforma.
Segundo os especialistas, é preciso dedicar um tempo para planejar e organizar o que será publicado na página do seu negócio. Veja outras recomendações.
1. Produza conteúdo relevante
O conteúdo tem que passar um conhecimento útil para o cliente final. “Esse material pode ser um e-book, um vídeo ou uma pequena apresentação sobre o assunto da empresa”, afirma Santos. Outra sugestão é oferecer uma consultoria gratuita sobre o tema que o negócio é especializado para os clientes.
Farani explica que disponibilizar informações de alta qualidade demonstra a preocupação por parte da empresa em passar o melhor para o seu público-alvo.
2. Invista no design
O site de uma empresa, independente do porte, precisa ter as principais informações e um visual clean. “Quanto mais elementos que possam distrair o seu consumidor menos tempo ele gastará navegando, o que fatalmente poderá diminuir sua taxa de conversão”, afirma Farani.
A navegação precisa ser prazerosa para que o cliente volte na página da sua empresa.
3. Ofereça um benefício
Uma maneira de chamar a atenção do consumidor na internet é investir em campanhas anunciando ofertas no Google. “Ofereça conteúdo, usabilidade freemium por um determinado período e até mesmo descontos para que o consumidor visualize seu site como um ótimo negócio”, recomenda Farani.
4. Converse com os clientes
Oferecer um espaço para que os usuários possam tirar dúvidas e dar sugestões é vantajoso para a marca do seu negócio. “Atender a suas manifestações também reforça a credibilidade da plataforma”, afirma Farani.
Santos recomenda montar uma página para que o usuário possa se cadastrar e conhecer melhor o seu consumidor. Além disso, esse cadastro pode ajudar nas estratégias de marketing digital de longo prazo.
autor: Camila Lam
fonte: http://exame.abril.com.br/