SEO para Web Designers: Melhores Práticas

De um modo geral, o trabalho do web designer é coordenar todo um conjunto de informações em uma tela, de forma esteticamente agradável e intuitivamente reconhecível. É se comunicar com outras pessoas. Só que essa mensagem deve passar antes pelo olhar implacável de um robô. Esse robô não pode calcular o valor da estética. Pelo contrário, ela só pode operar seguindo seu algoritmo.

Os robôs não são o inimigo. Tal como nós, os robôs estão em uma missão para agregar valor ao conteúdo da web. Por isso que o SEO é importante para web designers também.

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O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization. É a estratégia de desenvolver e melhorar o seu site para que ele ocupa um lugar destacado nas páginas de resultados do motor de busca, de preferência na primeira página de resultados. Sabemos que pelo menos 75% das pessoas não passam da primeira página do Google. Isto significa que devemos fazê-lo para a primeira página, a fim de ser visto pela grande maioria.

Por que é o SEO é importante para Web Designers?

Porque é importante para os seus clientes! Mais de 571 sites são criados a cada segundo, com todos esses sites, é provável que o seu se perca por aí e nunca seja acessado.

Quais são as melhores práticas?

1. Estrutura do Site

Quando se trata de SEO, a estrutura do seu site é um dos fatores mais importantes. A estrutura do site é baseada em como vincular suas páginas, como navegar no site. O motor de busca julga o valor do seu site baseado na forma como ele é criado. O mapa do site e a hierarquia das páginas desempenham um papel crucial.

Se você quer ser encontrado pela maioria dos visitantes em busca de sua palavra-chave associada a seu site, você vai conseguir mais rápido se tiver um layout lógico que é fácil de rastrear.

2. Navegação

Junto com fluxo lógico, a navegação deve ser uma prioridade para qualquer web designer que está interessado em SEO.

O ideal é que o usuário chegue rapidamente nas informações, ou seja, que não precise de muitos cliques para chegar ao conteúdo. Faça algo simples, com poucos itens de menu.

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3. Meta Description

Mesmo se você não estiver familiarizado com o termo, você está definitivamente ciente do que se trata. É o pequeno trecho na página de pesquisa que fornece uma visão geral sobre sua página. Estas descrições devem ter 160 caracteres ou menos. É a oportunidade perfeita para atrair visitantes. É também uma maneira de ser notado por palavra-chave.

4. Conteúdo

Os robôs são inteligentes o suficiente para saber o que é conteúdo relevante. Se você tem um blog, é importante tomar o tempo para elaborar o conteúdo que vai trazer valor ao seu site. Se você não for bom na produção de conteúdo, contrate alguém para ajudá-lo.

5. Imagens

Você já viu imagens com o nome de arquivo assim: DCIM20064.jpg? Quando você não renomeia suas imagens, você está perdendo valioso SEO. Pense em como seria bom renomear a imagem, de acordo com o que ela representa – por exemplo: thiel-web-design-template.jpg. Você estará explicando claramente o que a imagem mostra e também estará maximizando suas palavras-chave.

Outra forma importante de otimizar suas imagens é através da inclusão de Alt Tags. Essas marcas aparecem no navegador quando uma imagem não pode carregar. Elea também pode aparecer quando você passa o mouse sobre a imagem.

6. URL

Falando de hifens, certifique-se de que você está otimizando suas URLs com palavras-chave com hífen. Se a página é sobre SEO White Hat, o URL deve ser www.yoursite.com/white-hat-seo. Tenha em mente as palavras-chave, e use nos títulos e na URL. É uma outra maneira de otimizar seu site para os motores de busca. Além disso, evite juntar as palavras. Não use underline ou traço inferior (_). Em vez disso, separe as palavras com hífen (-).

7. URLs absolutas

Esta prática é simples, mas poderosa. Existem dois tipos de links:

Absoluto – Ex.: < a href= ” www.yoursite.com ” >
Relativo – Ex.: < a href=” home.html ” >

Se você estiver usando link relativo, considere isto: links absolutos reduzirem a confusão e reduzem o tempo de resposta do servidor.

8. Velocidade do Site

40% dos visitantes abandonam um site que leva 3 segundos para carregar. Esse é o tempo que levou para você ler esta frase. Claro que você quer impressionar as pessoas com aquele design fantástico, mas se ele não carregar a tempo, ninguém vai esperar para ver.

A velocidade lenta também afeta negativamente o SEO. Desde 2010, o Google admitiu que a velocidade de carregamento é uma das principais maneiras que determinam o seu ranking.

Se você nunca usou o Google PageSpeed Insights, vai se surpreender com a quantidade de coisas erradas que você fez!

9. Rich Snippets

Semelhante a meta description, rich snippets são mostrados na página de resultados de busca, e geralmente fornecem informações adicionais sobre esse resultado em particular.

Ao procurar por “hunger games tablet”, você vai perceber que alguns sites oferecem classificações e a quantidade de reviewers. Pode também apresentar o preço se for o caso, e indicar se o item está em estoque.

Parallax e SEO

Um post sobre SEO e Web Design não seria completo sem mencionar esta tendência. É bonito. É perfeito para guiar os visitantes através de uma série cronológica de informações. É ótimo para contar histórias.

No entanto, o lado ruim é sobre palavra-chave. Porque está tudo em uma página, você não tem a oportunidade de polir uma palavra-chave para cada tópico individualmente. Em vez disso, tudo fica junto e os robôs de busca não sabem o que é mais importante. Além disso, os links de entrada são todos na URL principal.

Solução: Certifique-se que você tem várias páginas internas de informação secundária, mantenha sua homepage parallax, mas use links tradicionais para outras páginas importantes.

tradução: Cristiane Rocha Thiel
fonte: WDL / Cristiane Rocha Thiel Blog

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