Apesar da popularidade do Instagram, refletida nos 200 milhões de usuários ativos, o interesse em marcas e empresas no geral ainda é muito baixo. Entretanto, a rede social já vem trabalhando há um tempo para investir nesse setor e tornar os recursos mais “business-friendly”. A taxa de engajamento por seguidor da plataforma é 4,21%, um número elevado se comparado ao Facebook (0,07%) e ao Twitter (0,03%). Os anunciantes que utilizam o site, porém, enfrentam uma falta de inspiração nas estratégia de marketing. Afinal, postar um anúncio ou a foto do seu produto não gera muita interatividade. Confira algumas dicas de como utilizar a criatividade para se aproximar da audiência:
1) Promoções de posts
The Picture House, um restaurante pop-up de Londres, lançou uma campanha que convida os clientes a fotografarem seu prato e postarem no Instagram com a hashtag #BirdsEyeInspirations para ganharem a refeição grátis. A promoção é uma ótima maneira de divulgar a empresa e encontrar novos seguidores para engajar. Uma loja de roupas, por exemplo, poderia oferecer descontos aos clientes que postarem fotos do produto que compraram com a tag da marca
2) Seja um catálogo sem modelos
O Instagram é uma rede social divertida e descontraída, por isso suas fotos devem ilustrar isso também. Utilize seus próprios consumidores ou funcionários como modelos do produto. Se necessário, adicione o link para a página do produto na descrição e uma hashtag também. Mas, não exagere; as pessoas não vão querer seguir a sua marca se elas perceberem que as postagens têm caráter meramente comercial.
3) Ofereça uma experiência por trás das câmeras
Poste fotos da produção fotográfica, funcionários celebrando um aniversário, ou o exterior do escritório de um cliente que você vai visitar no dia. Essas pequenas ações humanizam a empresa e oferecem uma perspectiva exclusiva da marca aos seus seguidores. Em vez de se preocupar apenas com o que vai resultar em vendas, considere também aquilo que os seus seguidores querem ver.
4) Agradeça
Um dos grandes benefícios do social marketing é mostrar aos seus clientes que eles estão sendo ouvidos e estabelecer uma relação muito mais próxima com eles. O Instagram é um ótimo lugar para agradecer aos seus consumidores e vendedores. Interaja com seguidores e outras marcas. Afinal, a familiaridade com a plataforma vai facilitar a postagem de fotos e vídeos com os quais seus clientes gostariam de engajar.
Com informações do Social Media Today
fonte: http://www.proxxima.com.br/