Ainda relativamente recente no Brasil, a modalidade de home office tem ganhado a atenção de empresas de variados segmentos e quebrado paradigmas. Tudo isso em prol de redução de custos de infraestrutura e da maior satisfação dos colaboradores. Além das empresas, profissionais autônomos e empreendedores com poucos funcionários podem usar esta estratégia e cortar custos sem reduzir a qualidade do serviço.
Mas, será que funciona? Quais são os prós e contras desta modalidade? Qual a melhor opção, home office ou o modelo tradicional? Veja a seguir!
O home office funciona?
Sim! Segundo especialistas em gestão de pessoas e produtividade individual, o home office traz resultados surpreendentes em relação à produtividade e motivação dos colaboradores. Porém, deixam claro que o principal responsável pelo sucesso é o próprio indivíduo, que deverá estar preparado para esta realidade muito distinta da tradicional.
Antes de avaliar as vantagens e as desvantagens do home office deve-se esclarecer que um profissional para trabalhar em casa deve ter duas características primordiais: disciplina e organização.
Tome a decisão certa!
A rotina de um emprego comum, externo, você já conhece. Agora, vamos ver os pontos que precisam ser levados em consideração em relação ao home office para acertar na sua escolha.
- Liberdade de atuação. Este é um dos grandes pontos positivos. Se você é daqueles que gostam de se virar sozinho e achar soluções e respostas em meio a uma adversidade, trabalhar em casa não será um problema.
- Definição do próprio horário de trabalho. Muitos veem o home office como o trabalho dos sonhos devido à flexibilidade. Portanto, se você pleiteia isso, deve saber organizar bem as demandas para entregar os resultados que o cliente espera.
- Alimentação saudável. Este é mais um ponto a favor desta modalidade, afinal, ao se alimentar em casa fica muito mais fácil fugir das tentações das padarias e restaurantes e manter uma dieta mais saudável. Se você busca isso para a sua vida, mais um ponto a favor.
- Fuja do trânsito. Um dos maiores problemas assistidos nas grandes cidades do Brasil está relacionado à mobilidade urbana. Portanto, não ter que perder horas preciosas do dia encarando congestionamentos e se estressando é uma ótima ideia.
- Produtividade acima do convencional. Pesquisas apontam que a produtividade e os resultados aumentam consideravelmente quando o profissional atua em seu lar.
- Dificuldade de concentração. Por estar disponível à família, internet, amigos e televisão, o profissional facilmente pode se desconcentrar. Profissionalismo e disciplina se fazem necessário para neutralizar esta questão.
Avaliando todos os pontos levantados acima você tomara uma decisão muito mais assertiva. É importante ser imparcial na hora de se decidir para que não haja frustrações ou arrependimentos futuros. Então, se você tem sócios ou funcionários e planeja que eles possam trabalhar remotamente defina metas periódicas e faça avaliações do trabalho de cada um. Já se você é um empreendedor individual faça uma agenda, veja qual o seu ritmo e também não se esqueça de definir metas.
autor: Diego Contezini
fonte: http://webinsider.com.br/