É através desta partilha de significados, em termos interpessoais, grupais e orga-nizacionais, que se desenvolve nos empregados o conceito do que é a empresa, o qual serve de referência para o seu comportamento.
Uma empresa comunica-se de forma perfeita quando os empregados comunicam-se de maneira contínua e informal com os escalões superiores, inferiores e do mesmo nível, e quando todos contam a mesma história para os clientes, acionis-tas, governo, fornecedores, sociedade etc.
Para tal é importante desenvolver nos profissionais da organização, e sobretudo no responsável pela comunicação interna, algumas habilidades e características importantes como:
* Desenvolver constantemente as habilidades de ouvir, falar e escrever
* Ter informações atualizadas sobre o mercado e as atividades internas que estão sendo realizadas
* Desenvolver network fornecendo e buscando feedback
* Usar linguagem adequada a cada público de interesse na comunicação
* Participar a todos que fazem parte das ações de marketing o porque de uma decisão, como será realizada, quando e etc.
Uma gestão da comunicação que assente na divulgação da missão, cultura e pro-jeto de empresa, respeitando as diferenças individuais e maximizando as relações comunicacionais existentes, concede à comunicação interna um papel estratégico para atrair, reter e desenvolver os recursos humanos nas organizações.
Uma comunicação interna eficaz é aquela que vê a comunicação como um com-portamento de pôr em comum um sistema interativo simbólico, em que o sistema de trocas entre os intervenientes pressupõe um significado partilhado e o respeito pelas diferenças individuais e não como um sistema de informação.
Por outro lado, uma relação de comunicação assente no pressuposto Eu fornece-dor, você cliente, generalizada por todos os sujeitos na empresa, permite uma o-timização do ato de pôr em comum.
A gestão das relações de comunicação ascendente, descendente, horizontal, nos seus diversos contextos, baseados na missão, valores, padrões de comportamen-to e princípios operativos da empresa, torna-se indispensável para atrair, reter e desenvolver as pessoas nas organizações. E para que a comunicação interna seja eficiente e alcance seus objetivos, é impor-tante saber para quem estaremos dirigindo a mensagem e ter responsáveis para alinhar esta atividade, selecionando a melhor estratégia a ser adotada e os canais mais apropriados para que a comunicação chegue ao receptor com clareza e sem possíveis ruídos.
Atualmente, nas empresas, temos notado uma tendência a usarem veículos de comunicação como intranet, e-mail, missão, valores, jornais e publicações inter-nas, rádio interno, cartazes e folhetos, treinamentos, reuniões, por atingir todos os níveis da empresa, com um custo relativamente baixo e por apresentarem uma boa eficiência quando empregados corretamente.
Uma vez estabelecidos e implantados os veículos de comunicação interna, é pre-ciso que se avalie constantemente o benefício trazido por eles, para se ter um fe-edback, para posterior re-direcionamento da comunicação de forma mais benéfica para a organização.
fonte: allameda
autor: Luiz Claudio Zenone