matéria de: Adriana Jordan – site O GRITO
Conhecer e analisar os registros de acessos de um site é um componente indispensável para um mix de ações bem sucedida. Através deles, é possível saber o que os visitantes fazem e o que buscam em um site. Trata-se de uma pesquisa de mercado simples de ser realizada e fiel.
Nunca é demais lembrar que um “hit” é registrado toda vez que um visitante acessa uma imagem ou um texto no site. O que devemos analisar são os acessos de um único usuário e quanto tempo cada visitante permanece no site, para entender o quanto atrativo é o conteúdo oferecido. Se um site tem milhões de acessos, mas o tempo médio gasto por um visitante nele é inferior a um minuto, então esse site tem um problema, e não uma vantagem.
Analisar as páginas mais e as menos acessadas permite saber o que funciona e o que não funciona num site. As páginas mais acessadas dão grandes pistas sobre o que oferecer mais vezes. Já as páginas menos vistas podem mostrar que parte do conteúdo não é tão fascinante e ou interessante para o público do seu site. E pode estar justamente aí o principal motivo para um tráfego inferior às expectativas.
Um site sempre tem páginas que apresentam um maior número de acessos e outras um maior número de saídas. Isso serve também, como um lembrete de que nem todos os visitantes de um site chegam através da home page. Por isso, é tão importante ter uma barra de navegação acessível em todas as telas do site. E se as pessoas estão deixando o site em páginas que não deveriam, talvez seja necessário criar chamadas mais fortes para que isso não ocorra com tanta frequência.
Alguns sites apresentam o fenômeno da página única de acesso. Aquelas em que o visitante entra, olha e sai do site em seguida. Em geral isso ocorre com a home page, que tem também a função de filtrar o tráfego que não é adequado para o site. Portanto esse tipo de acesso é inevitável.
Um dado importante a ser considerado é de qual URL o visitante veio, isto é, de qual site ele viu um banner ou reportagem e encontro o seu site, pois isso permite saber quais sistemas de busca estão enviando trafego para o site, quais as estratégias de comunicação e marketing on-line que estão funcionando e quais os sites que interessam a seu público.
Como vimos, conhecer o perfil do tráfego de um site é uma ferramenta importante no planejamento de estratégias de comunicação e marketing. Ao entender as informações recebidas através dos registros de acesso de um site, fica muito mais fácil tomar grandes decisões estratégicas, não só para o site, mas para o negócio como um todo.