A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe muitos impactos para sociedade. Novas maneiras de convívio, novos hábitos de consumo e muitas mudanças ocorreram durante esse período.
Para entender melhor essas mudanças de consumo a equipe do Think with Google fez um estudo valioso do presente e também apontou as transformações que estão por vir, confira!
Crescimento do e-commerce e delivery
Devido o isolamento social muitas pessoas começaram a aderir ao e-commerce e delivery por ser a maneira mais segura de comprar sem se expor ao vírus. Essa tendência de crescimento para compra digital estava prevista para acontecer daqui a alguns anos.
Hoje 51% das pessoas que aderiram ao e-commerce de alimentos na pandemia afirmam que pretendem continuar com o hábito mesmo depois da quarentena.
Compras compartilhadas
Dividir a compra no caixa do supermercado é comum se você compra em família. A parte boa é que o mesmo pode ser feito em casa!
Com mais de 60% dos brasileiros passando mais tempo em família, as decisões de compra estão cada vez mais compartilhadas.
Produtos mais consumidos
Em meio a crise econômica houve uma adaptação na hora do consumo. Itens de higiene pessoal são os campeões de venda, assim como os produtos de limpeza, alimentos perecíveis e não perecíveis.
Consumo consciente
A compra impulsiva é muito comum na vida dos brasileiros, mas isso mudou diante da crise econômica. Estar em casa traz uma noção melhor das coisas que “queremos” das coisas que “precisamos”.
Novos hábitos de compras foram incorporados na quarentena, pois com as lojas físicas fechadas houve um grande aumento das compras online.
Outro dado importante que a Think with Google trouxe é que 40% dos consumidores começaram a comprar mais em comércios locais desde o início do isolamento social. Esses números são um bom indicativo para pequenos negócios que querem consolidar sua presença digital.
Mudanças na logística
O número de pedidos online cresceu muito, 37% dos brasileiros conectados estão usando o delivery com mais frequência. Outro motivo determinante para essa mudança é a segurança: 27% das pessoas reduziram as idas aos supermercados. Assim a logística teve um novo rumo, onde as compras maiores por delivery foram crescendo.
Como essas mudanças mudam seu negócio?
Os hábitos de consumo nesse período de pandemia apontam para uma mudança na hora da compra. Aposte em uma entrega de qualidade com produtos personalizados e esteja presente no mundo online, pois essa tendência crescerá muito ao longo dos anos.
Os dados apresentados pelo Think with Google podem ajudar sua marcas e empresa a olhar o momento atual com mais clareza.
autora: Gabrielle Menezes
fonte: Blog Printi