A maioria dos estudos que analisamos escolheu o melhor horário para postagem no Instagram. No entanto, observe que postagens dependem do fuso horário e nem todas as postagens usam o mesmo fuso horário nas recomendações. A maior parte dessas pesquisas indicou CT (Central Time US) em suas descobertas.
Embora você provavelmente publique mais de uma vez por semana, os vários estudos sugerem os seguintes horários como os melhores:
HubSpot: entre 14h e 15h, sendo quinta-feira o melhor dia
Sprout Social: quarta-feira às 11h e sexta-feira entre às 10h e 11h
Expert Voice: quarta-feira às 5h, 11h e 15h (o fuso horário não é especificado)
Later: 9h e 11h (EST), o que equivale a 8h-10h (CT)
Considerando as variações nos diferentes estudos, é melhor observar uma seleção maior de horários ao invés de apenas um melhor horário para postar no Instagram. De qualquer maneira, você terá que publicar mais de uma vez por semana se quiser ter sucesso.
Várias organizações realizaram investigações nos últimos anos para determinar o melhor horário para postar no Instagram. Naturalmente, eles não concordam totalmente um com o outro, mas algumas tendências são evidentes.
Entre os estudos que foram analisados estão:
Principais considerações ao procurar os melhores horários para postar no Instagram
Dia da semana
Pode haver alguma variação no envolvimento do Instagram mesmo no mesmo horário do dia em diferentes dias da semana. Por exemplo, você pode se surpreender ao ver 5 horas da manhã na lista acima. A razão por trás disso é que as pessoas costumam checar mensagens no telefone assim que acordam durante a semana de trabalho. Isso significa que as pessoas têm mais probabilidade de verificar seu Instagram de manhã cedo de segunda a sexta-feira do que nos fins de semana. Na segunda-feira pode ter um envolvimento menor, pois as pessoas estão correndo para começar a semana e têm menos tempo para olhar o Instagram antes de ir trabalhar nesse dia.
Pausas na jornada de trabalho
Você verá que muitas pessoas consultam o Instagram durante os intervalos do trabalho, principalmente na hora do almoço.
Da mesma forma, a atenção das pessoas no trabalho diminui no fim da tarde e uma boa parte delas muda o seu foco para o Instagram.
Use fusos horários para sua vantagem
Quanto maior a distribuição geográfica do seu público, configurar um horário para postagem se torna algo menos crítico. No entanto, se o seu público-alvo estiver em um local, use esse fuso horário como base para definir seus horários de postagem no Instagram, mesmo que não seja o seu próprio fuso horário.
Se você deseja fazer uma postagem no Instagram cedo pela manhã, você deve definir o horário em que a maior parte do público está acordando e se preparando para o dia.
Siga seu público específico
Não há problema em seguir esses “melhores” horários de postagem mencionados aqui. Porém, se seu público-alvo for diferente de um público típico, esses horários de postagem são irrelevantes para sua conta.
Se você possui uma conta comercial no Instagram (como toda empresa e influenciador deve ter), isso significa que você tem acesso ao Instagram Insights. Vá para a seção “seguidores” do Instagram Insights e lá você descobrirá informações sobre quando seu público está mais ativo na plataforma. Faz sentido que você estruture suas práticas de postagem para corresponder a isso.
Algumas das plataformas de gerenciamento de mídia social, como o Later, também incluem dados sobre quando o público do Instagram está online.
Frequência de postagem no Instagram
Você precisa postar regularmente se quiser que sua conta do Instagram pareça estar atualizada. Você pode ter de uma até três ou mais postagens por dia. Compartilhe uma mistura de diferentes tipos de postagem, certificando-se de que você não se mostre muito interessado apenas em fazer vendas. Você precisa se concentrar na produção de postagens de qualidade antes da quantidade em massa.
Setores diferentes preferem postagens em momentos diferentes
Para aumentar a confusão, seus melhores horários de postagem dependerão do setor em que você opera. Por exemplo, os dados do HubSpot mostram uma variação clara:
Melhores horários para postar no Instagram para empresas de tecnologia: Quarta-feira às 10h
Melhores horários para postar no Instagram para empresas B2C: Sábado às 11h e 13h
Melhores horários para publicar no Instagram para organizações educacionais: Segunda-feira às 20h
Melhores horários para postar no Instagram para empresas de saúde: Terça-feira às 13h
Melhores horários para publicar no Instagram para organizações não lucrativas: Terça-feira às 15h e 21h, quarta-feira às 15h e 16h, quinta-feira às 14h e 15h e sexta-feira às 10h e 14h.
O Sprout Social analisa alguns setores adicionais:
Melhores horários para postar no Instagram para empresas de bens de consumo: Quarta-feira às 15h
Melhores horários para postar no Instagram para empresas de mídia: Sexta-feira às 9h
Lista mais detalhada dos melhores horários para postagem
Embora seja difícil decidir qual é o melhor momento para postar no Instagram, e, com toda a honestidade, não faz muito sentido fazer isso, a maioria desses estudos apresentou uma série de bons horários de publicação. Aqui estão algumas sugestões (novamente, todas expressas em CT e ignorando setores):
HubSpot
Domingo: 10h – 14h CDT
Segunda-feira: 11h-17h CDT
Terça- Feira: 5h, 9h-18h CDT
Quarta-feira: 5h, 11h-*15h CDT
Quinta-feira: *5h, 11h, *15h-16h CDT
Sexta-feira: *5h, 9h-16h CDT
Sábado: 11h CDT
Os horários marcados com * indicam níveis particularmente altos de envolvimento.
Sprout Social
Quarta-feira às *11h
Sexta-feira às *10h-11h
Quarta-feira é geralmente o melhor dia
Terça à sexta, das 10h às 15h
Later
Segunda-feira: 6h, 10h, 22h
Terça- Feira: 2h, 4h, 9h
Quarta-feira: 7h, 8h, 9h
Quinta-feira: 7h, 8h, 23h
Sexta-feira: 5h, 13h, 15h
Sábado 11h, 19h, 20h
Domingo: 7h, 8h, 16h
Infelizmente, como você pode ver, não existe um melhor horário para postar no Instagram. No entanto, você pode ter uma ideia geral dos horários populares dos estudos recentes e, em seguida, combiná-los com os dados reais do Instagram Insights para obter um bom guia dos hábitos do seu público do Instagram.
fonte: Influencer Marketing Hub