Uma campanha é um CONJUNTO de ações coordenadas, por um tempo determinado, para se alcançar um objetivo. Isso vale para empresa, produto, serviços, político e etc. Simples assim.
Quando nos referimos a internet o conceito é o mesmo e parece tudo bem simples, não é mesmo? Não é à toa que você ouve de pessoas que não tem muita ideia do que se trata: “quero só a campanha digital”. Muitas acham que basta abrir uma conta num Facebook e Instagram da vida, que fazer um perfil nas redes sociais, é uma “campanha digital”.
Desculpe informar, mas abrir uma conta numa rede social e colocar uma foto no avatar, qualquer um faz.
Planejamento estratégico, pesquisa, levantamento de público, criação da identidade visual de toda campanha, criação de conteúdo, de material gráfico digital, growth hacking além disso e muito mais. Ainda temos o monitoramento de todas as ações, que mensuram qual foi o impacto de cada ação, com os resultados podemos otimizar a campanha e a estratégia de maneira geral. Fora toda uma equipe que deverá ser envolvida para execução de cada etapa de todo o processo.
O “só” começou a se tornar complexo, né?
Outro detalhe que vale pontuar, não se esqueça nunca do off-line! Um meio complementa sempre o outro. Como disse Kotler em seu livro “Marketing 4.0” e assino embaixo: O papel mais importante do marketing digital é promover a ação e a defesa da marca – por ser mais controlável promove resultados, ao passo que o marketing tradicional inicia a interação com seu público ao longo do caminho.
NOTA IFD: Em se tratando de Design, Marketing, Publicidade e Propaganda, nunca é apenas “SÓ”.