Um bom UX Design tem “apenas” três mandamentos. Eles não são difíceis de lembrar, mas exigem tempo e esforço para serem aplicados. Conheça cada um e aprenda a utilizá-los:
1. Seja útil
O primeiro e mais importante requerimento: seu produto deve ser útil. Estudos apontam a utilidade como 1,5 vez mais importante do que a usabilidade. O que define utilidade? De acordo com Jon Burgstone e Bill Murphy Jr., os consumidores compram um produto por dois motivos: aliviar a dor ou ter prazer. O primeiro, porém, acaba sendo mais importante do que o segundo. Se você oferece um serviço que ninguém mais tem, o público vai apreciá-lo mais do que um produto que apenas entretém (porém, ter ambos é ainda melhor, como mostraremos depois).
Desenhar um produto útil requer conhecimento sobre os problemas do seu público – e criatividade para resolvê-los. A melhor maneira de descobrir esses fatores é fazendo pesquisas (como surveys, qualitativas, A/B) e prototipação (Mínimo Produto Viável).
2. Seja usável
Usabilidade é quanto o seu produto cumpre sua função. Refere-se à qualidade da experiência do usuário ao utilizá-lo. Isso engloba uma variedade de elementos, desde a curva de aprendizado até a complexidade total.
Para a Nielsen Normal Group, existem cinco componentes-chave para a usabilidade:
– Aprendizagem: a facilidade com que o usuário consegue entender como utilizar o produto;
– Eficiência: a facilidade com que usuários conseguem completar tarefas;
– Memorabilidade: quanto os usuários lembram-se do produto após um período de tempo sem utilizá-lo;
– Erros: a quantidade e gravidade de erros cometidos pelo sistema ou pelo usuário;
– Satisfação: o prazer em usar o produto.
3. Seja prazeroso
Se na base da pirâmide de necessidades do User Experience estão a funcionalidade e usabilidade, no topo está o prazer. Mas não se engane: mesmo que não seja mais importante, o prazer é fundamental para um bom design de UX.
Estudos já mostraram que respostas emocionais são as mais importantes na hora de tomar uma decisão – superando até a lógica. Além disso, usuários acabam percebendo produtos prazerosos como mais usáveis (mesmo que não sejam de fato).
Como fazer isso é a parte mais difícil. Especialistas recomendam engajar o público com estímulos visuais, mas isso não é tudo. Um sistema de recompensas, que oferece pequenos presentes, pode ajudar a gerar confiança e construir um bom relacionamento. Novas descobertas, como uma animação ou mesmo uma mensagem de erro divertida, também têm esse efeito.
Quer saber como utilizar os três mandamentos? Inspire-se em sistemas que o fazem com sucesso, como os apps de ensino de idiomas Duolingo e Lingot.
fonte: Fastcodesign / Sebrae Minas Gerais Design