O product placement é a inclusão de marcas comerciais (de todo o genero) dentro de conteúdos de entretenimento e ficção, como se fossem adereços, por exemplo bebidas, carros, cereais ou detergentes. Estas marcas aparecem para reforçar a sua notoriedade ou lançar um novo produto. Escolhem não só os programas mas também os protagonistas com os quais o consumidor da marca se identifica. O product placement é uma forma de negociação publicitária, da mesma “família” do soft sponsoring, do barter, da inclusão de produtos, da manipulação de conteúdos e do financiamento de programas. Os publicitários reúnem esta área de negócio numa definição mais abrangente a que chamam branded entertainment.
Para Não Confundir
Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Assim como no marketing, no merchandising existem algumas variações: o merchandising de ideias e o merchandising editorial ou “Tie-in”, que se assemelha muito ao que hoje é conhecido como Product Placement.
Abaixo você encontrará uma copilação de filmes onde algumas empresas usaram o product placement como estratégia de divulgação de marca/produto.
Curiosidades
• O 1º filme a ter uma ação de product placement foi em 1919, “The Garage” filme do cinema mudo, onde aparecia o cartaz de um posto de gasolina.
• Em 1927, o primeiro ganhador do Oscar, “Wing”, mostrava o personagem mordendo um chocolate Hershey´s.
• Em 1980, a mesma Hershey´s pagou milhares de dólares para ter seu produto no filme trama ET, de Steven Spilberg.
• No filme “O show de Truman”, essa ação em filmes é explorada de maneira bem humorada e crítica, cada vez que os personagens mostram um produto diretamente para a câmera, configurando mais como merchandising. Foram mostrados 60 produtos que rendeu ao filme R$ 250 milhões de dólares.
• Os filmes até agora que tiveram mais product placement foram: “A Ilha” com 35 marcas e “Transformes – a Vingança” com 45 marcas.
fonte: http://www.portalaz.com.br / http://chilli360.wordpress.com / wikipedia