Você, O cliente e o Site (dicas)

O que você deve saber antes de iniciar um site

Levante estes dados com seu cliente

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
  • Quais são os principais objetivos do seu site ?
    (Informar ? Vender ? Dar suporte ?)
  • Quem é o seu público-alvo primário e secundário ?
    (descreva interesses, necessidades, habilidades)
  • Qual é a capacidade dos usuários ?
    (browser, velocidade de acesso)
  • O site atrairá diferentes pessoas ? Quais ?
  • Quais são as suas áreas de interesse ?
  • Qual é o principal slogan do site ?
    (a mensagem que melhor descreve seu conteúdo)
  • O conteúdo do site é novo ou já existe em outro formato ?
  • Que imagens já existentes estão disponíveis ?
  • É necessário obter dados dos clientes ?
  • O quê é preciso saber ? Porquê ?
  • Que novas tecnologias serão utilizadas ?
  • Quais e, especificamente, porquê ?
  • Que informação do site mudará ?
  • Com que freqüência e com que abrangência ?
  • Qual é a posição do produto ?
    (compare com os concorrentes)
  • Descreva o produto como se fosse uma pessoa.
    (sério, estranho, jovem, confiável)
  • Que áreas do site precisam de atualização?
  • Quem se beneficia com esta atualização ?
  • Pontos fortes e fracos do produto.
    (compare com os concorrentes)
  • Quando o site precisa estar pronto ?
  • Quem aprovará o trabalho ?
  • Quem hospedará e dará manutenção ao site ?
  • O site funcionará durante quanto tempo ?
  • Qual o orçamento para o site ?
  • Quais são os planos para promover o site ?
  • Quem é responsável pela promoção ?

De posse destas informações inicie a elaboração do primeiro esboço do seu projeto.

Você tem os seguintes direitos

  • Saber qual o orçamento do projeto, desde o início
  • Um perfil completo do projeto
  • Um contrato por escrito
  • A valorização do seu tempo (atrasos por parte do cliente custam dinheiro)
  • Sinal de 25 a 50% do valor total orçado
  • Pagamento no prazo combinado
  • Gerenciar seu próprio processo
  • Compensar suas falhas
  • Ser pago por trabalhos de consultoria ou idéias
  • Ser informado quando estiver fora da concorrência por um projeto
  • Direitos autorais sobre as ferramentas criadas para construir o site

Como tratar o cliente
O cliente é muito importante para você, pois se ele ficar satisfeito com seu trabalho, certamente não lhe faltará trabalho, por isso seja profissional e tenha em mente os seguintes pontos:

  • Cronogramas bem feitos
  • Comunicação constante.
  • Um contrato por escrito.
  • Notificação imediata em caso de atrasos, problemas e despesas extras.
  • Pagar somente pelo que foi autorizado.
  • Controle de horas, quando está pagando por hora.
  • Ver o projeto durante o desenvolvimento
  • Tempo de resposta razoável.
  • Precauções relativas a segurança e privacidade.
  • Produtos que funcionam de acordo com o que foi contratado.
  • Direitos autorais sobre o conteúdo do site.

Como fechar um projeto

  • Tenha um Web Site Informativo que diferencie a sua empresa de projetos de Web Sites da concorrência.
  • Tenha um panfleto ou folder com informação sobre o seu trabalho e o testemunho de clientes.
  • Seja a pessoa com quem seu cliente queira fazer negócio, sendo profissional e capacitado.
  • Certifique-se de que deseja fazer negócios com seu cliente. É uma via de mão dupla.
  • Aprenda sobre o negócio do seu cliente.
  • Indique clientes anteriores que estão plenamente satisfeitos com o seu trabalho.
  • Não vá abaixo do seu preço mínimo, a não ser que tenha de fazê-lo ou queira fazê-lo.
  • Não entregue uma proposta ou informação específica sobre o seu projeto antes de ter certeza que o cliente está realmente interessado em contratá-lo (e que não está contactando mais de três outras empresas).
  • Faça boas estimativas.
  • Não importa se você gosta ou se o cliente gosta. A única coisa que importa é se o usuário do site vai gostar.
  • Se você está pronto para fechar o negócio, não saia sem um termo de compromisso.

Não esqueça aqui no IFDBlog tem varios modelos de contratos e orçamentos interessantes que você pode usar para fechar seu projeto

autor: Lucio Tagawa Junior
fonte: Ta no Muro

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Uma resposta

  1. CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
  2. Otimo artigo, vai ser meu caderninho de bolso ao desenvolver projetos, to me estruturando para a internet, com isso consegui otimo caminho de onde começar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *