As dificuldades e os desafios encontrados pelo jovem profissional de Marketing são muitos. O jovem profissional irá compreender que quando for trabalhar no mercado, ainda não terá grandes cotas para financiar suas campanhas, pois normalmente como não tem experiência, suas primeiras campanhas são para empresas de pequeno e médio porte.
Infelizmente, a maioria das universidades de marketing não treina os jovens para fazer campanhas de baixo custo e exercerem mais sua criatividade. Ai está o grande desafio para o novo profissional, saber trabalhar com uma pequena cota de marketing e ter que fazer uma grande campanha para alavancar a marca da pequena e média empresa. Difícil? Sim, porém para o jovem profissional que trabalha com paixão, gosta daquilo que faz, é apaixonado por marketing, confia em sua criatividade e, acima de tudo estuda e se atualiza sempre, chega ser uma tarefa simples e prazerosa.
Outro dia estava vendo o artigo aqui no Mundo do Marketing, de fazer Marketing com R$100,00. E realmente como disse nossa colega Kelly, dá para fazer muito com apenas R$100,00. Blog, pesquisas de satisfação, links patrocinados, lembranças em datas comemorativas, campanhas de guerrilha, tudo isso e muito mais, pode se fazer quando se tem criatividade, uma cota baixa e amor por aquilo que faz.
E digo mais, quando você trabalha com uma pequena cota e consegue fazer uma grande campanha, que dê resultado, não há preço que pague pela sua satisfação por ter feito aquela campanha, ainda mais por ser uma das suas primeiras campanhas. Eu considero as primeiras campanhas, como o primeiro beijo, inesquecível. Por isso a importância de fazer sempre bem feito, bem planejado e sempre com muita criatividade.
Eu sou jovem na área de Marketing, ainda não me formei e meus conhecimentos na área de marketing são base de muito estudo e dedicação. Presto consultoria de marketing para uma pequena empresa. Trabalho com uma cota de R$ 150,00 mensais e, mesmo assim, consigo fazer ótimas campanhas e que estão dando excelentes resultados.
Melhorei a identidade visual da empresa, fiz pesquisas de satisfação com os clientes, melhorei o atendimento ao cliente e agora estou elaborando uma nova campanha. E tenho certeza que fazendo todas essas melhorias, o faturamento desta pequena empresa irá aumentar e conseqüentemente a cota para o Marketing também.
É isso que o jovem profissional tem que ter em mente: saber que seu esforço, sua dedicação, irá trazer sempre um grande benefício para você e para a empresa que você está atuando.
Algumas dicas ao jovem profissional de marketing:
* Aprendizado Contínuo – Os grandes profissionais, sempre estão se atualizando, aprendendo cada vez mais, seja em palestras, livros, blogs, e até com seus próprios erros. Portanto, jamais pense que já sabe de tudo ou que não precisa mais estudar. Estude e sempre será um grande profissional de Marketing.
* Conhecer o mercado – Estude, analise, compreenda o mercado, pois ele muda de um dia para o outro, consumidores mudam de opinião, produtos entram e somem do mercado. Entender que cada mercado tem sua particularidade. Portanto sempre estude e compreenda o mercado.
* Ter foco – Saiba se posicionar perante o mercado, tenha estratégias, faça pesquisas e mantenha o foco sempre em seu público alvo, no seu cliente potencial.
* Faça pesquisas – Fazer pesquisas com consumidores é fundamental para ter a informação precisa e saber se posicionar no mercado em que atua. Além de conhecer as oportunidades que o mercado oferece.
* Seja criativo – Se inspire em cases de sucesso, livros, museus, sites, blogs, enfim seja criativo. Tente sempre inovar, ser diferente, propor sempre novos desafios a você.
E, por fim, seja apaixonado pelo Marketing, ame aquilo que você faz, faça com amor, com dedicação, com empenho, garra, como se fosse sempre a última campanha que você irá fazer. Não importa a cota, os desafios, os problemas, apenas faça seu trabalho com dedicação e tente sempre fazer o seu melhor, pois só assim seremos grandes profissionais nesta área tão maravilhosa que é o Marketing.
autor: Alexandre Luiz Carvalho
fonte: Mundo Marketing
Uma resposta
Concordo que exista essa dificuldade e grande maioria dos estudantes tendem a passar por esta experiência, já que grande parte das empresas são de médio e pequeno porte no país.
Muitas delas não enxergam a importância do marketing quanto da comnicação integrada, desde o atendimento ao cliente até propaganda.
Vejo muitas empresas perdendo clientes em potencial aos montes. Basta você mesmo testar. Quando está interessado em algum produto ou serviço, ao entrar em contato, o atendimento da grande maioria das empresas não o registram. Um simples registro de email e nome para que futuramente você encaminhe alguma campanha ou promoção.